Na última terça-feira (13), um site de pagamento e um blog administrado pelo grupo hacker REvil tornaram-se inacessíveis. O motivo desse desaparecimento ainda é desconhecido, mas gerou especulações de diversos especialistas que acreditam que o grupo pode ter sido pego por autoridades.

A situação surge em meio a um período bastante conturbado e com questões crescentes entre os EUA e Rússia sobre crimes cibernéticos.

O sumiço do grupo gerou especulações de que as autoridades americanas ou russas podem ter tomado medidas contra o REvil – embora ambos tenham se recusado a comentar o caso e especialistas cibernéticos afirmam que desaparecimentos repentinos de grupos hackers não são necessariamente incomuns.

O desdobramento acontece após uma série de ataques ransomware que atingiram grandes empresas dos Estados Unidos recentemente. O FBI acusou o REvil – também conhecido como Sodinokibi – de estar por trás de um acontecimento envolvendo a JBS, a maior empresa de processamento de carnes do mundo.

Razão do sumiço do grupo REvil

Há diversos boatos sobre o motivo do desaparecimento do grupo. No entanto, de acordo com uma fonte da BBC, que afirma ser afiliada do REvil, a gangue foi alvo de federais americanos, que tiraram elementos dos sites e, portanto, impediram o restante da operação.

Ainda não foi possível confirmar essa alegação, mas a mudança não deve indicar que o grupo vai sumir. A fonte afirma que não tem planos para aposentadoria – e que já planeja outra abordagem. “Faça um ir embora, mas outro subirá”, alerta.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários