Xiaomi anuncia SU7, 1º carro elétrico da marca; veja fotos e mais detalhes
Veículo foi desenvolvido pela Xiaomi Automobiles, subsidiária da empresa, e conta com HyperOS; previsão para comercialização é em 2024By - Tissiane Vicentin, 29 dezembro 2023 às 17:12
A Xiaomi anunciou nesta quinta-feira (28) o SU7, o primeiro carro elétrico fabricado pela marca. A apresentação global do veículo aconteceu de forma presencial e online (ao vivo), em um evento realizado na China.
O veículo foi desenvolvido pela Xiaomi Automobiles, subsidiária da empresa, e já estava sendo bastante especulado por analistas e pela grande mídia, especialmente depois que as primeiras imagens do carro ganharam vida, em novembro passado.
SU7, o 1° carro elétrico da Xiaomi
O SU7 está previsto para chegar ao mercado ainda em 2024, quando a empresa também pretende começar a produção em massa do veículo localmente.
Durante a apresentação do SU7, o fundador, presidente e CEO da Xiaomi, Lei Jun, relembrou a estratégia da empresa classificada por ele como “human-car-home-smart-ecosystem”. Ou seja, um ecossistema inteligente que envolve a casa, o veículo e o humano em um único lugar.
“Queremos deixar claro que o nosso EV da Xiaomi é uma das partes mais importantes dessa estratégia [human-car-home]”, ressaltou
Ainda de acordo com o executivo, a “demora” no desenvolvimento do primeiro carro é justificável, visto que a intenção deles não é produzir um carro, mas sim “um bom carro”. Jun lembrou que a fabricante anunciou primeiramente a intenção de produzir um veículo há 1.001 dias – ou seja, quase três anos atrás.
“Durante o século passado, as montadoras do mundo estiveram aperfeiçoando e desenvolvimento qualidade mecânica e performance de seus carros, alcançando um nível bastante elevado nesse sentido. O Porsche é um bom exemplo disso. E podemos dizer que montadoras no mundo fizeram benchmarks para comparar seus carros a um Porsche, porque ele de fato é um carro muito bom. Neste novo século, Tesla é a pioneira em EVs inteligentes”, disse ele.
E continuou: “No futuro, o cenário de EVs deveria ser um espaço móvel inteligente e avançado. Portanto, o objetivo do EV da Xiaomi é construir um carro dos sonhos, que seja tão bom quanto um Porsche e um Tesla. E queremos criar um espaço inteligente móvel que seja bonito, fácil de usar, confortável e seguro”, concluiu.
O princípio dessa estratégia para o automóvel da companhia está baseado na HyperOS, uma arquitetura que a companhia tem trabalhado nos últimos seis anos e cuja expectativa é de que ela funcione de forma dinâmica e enderece todos os dispositivos da empresa, não apenas carros.
O EV, portanto, conta com o sistema proprietário HyperOS, que chega para substituir a antiga MIUI – interface de sistema da empresa presente em uma série de aparelhos da marca, incluindo smartphones.
Ao alocar essa interface específica, a intenção da Xiaomi é conseguir a integração entre aparelhos, principalmente com os produtos da linha smart home e chegar nesse futuro que o CEO da empresa mencionou durante a apresentação.
Claro que não será fácil chegar nesse propósito, salientou Jun. “Em 100 anos, a indústria automobilística nunca pegou qualquer atalho, então eu sei desde o dia 1 que o único caminho para nós é começar com a nossa tecnologia fundamental. Precisaremos investir 10 vezes e levar o trabalho a sério para construir um bom carro e temos de ser pacientes”, afirmou, complementando que o plano da Xiaomi, no longo prazo, dentro dos próximos 15 ou 20 anos, é contribuir para a indústria e se tornar uma das cinco principais fabricantes de carros do mundo.
Assim, é possível presumir, por exemplo, que os usuários do veículo inteligente poderão usufruir de outras possibilidades como programar algum eletrodoméstico enquanto estiverem na rua, voltando para casa – um futuro bastante visionado por grandes empresas de tech, não apenas por esta fabricante chinesa, vale dizer.
Mais detalhes sobre o EV da Xiaomi
Mas, de volta ao carro, as especificações do SU7 englobam uma autonomia de 800 km com uma única carga. A bateria do veículo será fornecida pela gigante CATL, empresa chinesa especializada nesse tipo de produção e que, aliás, divulgou recentemente a produção de uma bateria mais barata, feita de fosfato de ferro-lítio (LFP) como as da BYD, e com uma carga rápida de 10 minutos que prometem 400 km de autonomia.
Ainda de acordo com a Xiaomi, o carro chega ao mercado no modelo sedan, equipado com uma bateria de 73,6 kWh de capacidade para o modelo de entrada do veículo, as quais supostamente permitem ao motorista rodar por 668 km.
Internamente, a interface do cockpit inteligente do carro possui uma estrutura dinâmica que permite ao usuário abrir telas de diferentes aplicativos simultaneamente e redimensioná-las ou mudar a posição de acordo com a necessidade, criando um “desktop personalizado” – como a empresa descreveu.
O sistema de condução do EV é equipado com dois processadores Nvidia Drive Orin. Velocidade de inicialização do carro é de 1.49 segundos.
Painel com sistema de infoentretenimento e head-up display (HUD) de 56 polegadas, além do display central de 16,1 polegadas com em proporção de 16:10 e resolução UHD 3K. A tela também possui um recurso de interface de expansão, que permite ao motorista conectar o sistema do carro a um tablet Xiaomi, por exemplo, ou em um iPad.
Tecnologia de condução inteligente (equipado com sensores lidar, câmeras e radar de ondas milimétricas) que permite detecção de arredores e identificar pequenos obstáculos com precisão de reconhecimento de 0,05 metros.
Por fora, será possível escolher uma entre três cores para o automóvel: baía azul, cinza elegante e verde oliva.
Os valores para o novo veículo, no entanto, ainda não foram divulgados.
Comentários