O muito esperado lançamento de Baldur’s Gate 3 no Xbox Series S/X veio com um problema: por causa de um erro ainda não identificado, o console da Microsoft está apagando arquivos de salvamento de progresso (vulgo “saves”) dos seus jogadores, com muita gente infeliz por ter que recomeçar partidas inteiras sem justificativa.

De acordo com os estúdios Larian, que desenvolveram e publicaram o jogo, a própria Microsoft está de olho no caso, com seus engenheiros trabalhando mesmo neste fim de ano a fim de identificar a raiz do problema para consertá-lo.

A informação vem do próprio diretor de publicação do estúdio, Michael Douse, que por meio de seu perfil pessoal no X (ex-Twitter), respondeu a um fã sobre como a situação estava sendo avaliada:

“[O problema] está sendo trabalhado. Ele é ligado à firmware [do console], o que significa que engenheiros da Microsoft ainda estão olhando para isso. Estamos no fim do ano e alguns membros do time estão de folga, mas isso ainda está sendo ativamente investigado por lá. O pessoal está levando isso bem a sério.” – Michael Douse

Um bug “ser ligado à firmware” dá a entender que ele não é simplesmente corrigido com um patch de atualização do jogo em si, mas sim que é um problema na parte de execução de software do próprio console, daí o envolvimento mais direto da Microsoft.

Elaborando mais sobre o assunto em outros tuítes, Douse ainda explicou que o erro já havia sido dado como resolvido em uma ou duas ocasiões anteriores, simplesmente porque os técnicos da Larian tentaram reproduzi-lo em ambiente controlado e não conseguiram – forçar o erro a acontecer é um método comum para engenheiros de software e outros desenvolvedores identificarem de onde ele vem para empurrar atualizações mais precisas.

Roupa Astarion - Baldur's Gate 3. Jogo chegou ao console da Microsoft em dezembro

Imagem: Larian Studios

Baldur’s Gate 3 foi uma das maiores – e melhores – surpresas de 2023: lançado em outubro deste ano, o RPG tático da Larian Studios amealhou inúmeros prêmios de sucesso, incluindo o de Melhor Jogo do Ano de 2023 no The Game Awards (premiação esta da qual o blog KaBuM! foi jurado), competindo com outros pesos-pesados como Alan Wake 2 e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Em nossas retrospectivas de final de ano, também ressaltamos como o jogo – que chegou primeiro para Windows e macOS, depois PlayStation 5 até, finalmente, contemplar os fãs da Microsoft no Xbox Series S/X – foi um dos mais pesquisados no Google, ressaltando o interesse do público na produção.

Em setembro, membros do estúdio mencionaram a possibilidade do jogo ganhar expansões (DLCs) no futuro

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários