Sim, existe um estudo sobre qual dedo é melhor para jogar ‘Candy Crush’ (é o indicador!)
Em estudo conduzido pela própria publisher, a King ouviu mais de 2 mil jogadores de Candy Crush, que ressaltaram suas preferências de gameplayBy - Rafael Arbulu, 22 julho 2023 às 9:10
Se você joga Candy Crush Saga em seu celular com o polegar, então você está errado e merece ser eternamente ostracizado da sociedade, escondido de todos como um pária cuja existência vamos para sempre negar ser real, de acordo com um estudo conduzido pela King, a publisher do jogo, no Reino Unido. Sim, essa é mais uma para a série “pesquisas que você não sabia que eram necessárias, até elas serem pesquisadas”.
Ouvindo 2016 britânicos, a empresa os questionou sobre preferências do jogo “tão importante quanto Call of Duty” e, pelo levantamento (via Daily Mail), embora a maioria dos respondentes (entre 67% e 80% dependendo da geração) prefiram o dedão da mão, a conclusão é a de que o dedo indicador é o mais….indicado (rá!) por oferecer uma maior precisão nos movimentos mais complexos.
Segundo o estudo, a preferência pelo dedo mais gordo da mão se dá pelo fato da maioria das pessoas segurar o smartphone com apenas uma das mãos. Por uma questão de conveniência e posicionamento, “abraçar” o aparelho com a palma e fazer o dedão ficar no meio da tela parece ser realmente o mais indicado.
Entretanto, não só isso pode facilitar a ocorrência de erros (convenhamos, é bem fácil você mover as peças debaixo quando queria pegar as da fileira de cima assim), mas também coloca um estresse maior no pulso e cansa a mão – algo péssimo para jogos mobile, convenhamos.
Enquanto isso, o indicador permite movimentos mais exatos na hora de mover as peças, ou então tocá-las para selecioná-las e depois tocar na área ao lado para movimentá-la. O estudo conta até com confirmação da própria King. Segundo Therese Sander, expert em design das muitas (muitas!) fases de Candy Crush Saga:
“O indicador traz uma precisão e agilidade superiores devido à sua maior área de ação e comprimento – algo conhecido como ‘flexão de indicador’. Esse controle aprimorado permite que você execute manobras mais complexas, toque e selecione alvos menores e reduza a chance de movimentos acidentais.”
“Flexão de indicador” é algo que jamais esperaríamos citar em um texto jornalístico, mas também se mostra o tipo de coisa que parece incrivelmente óbvia quando você fala em voz alta (ou lê).
É importante ressaltar, no entanto, que a pesquisa parece não considerar – ou ao menos, ela não cita – a questão da orientação do display: Candy Crush Saga tem suporte ao “Modo Retrato” (vertical) e também ao “Modo Paisagem” (horizontal). Não podemos evitar de questionar se há alguma diferença refletida entre os dois modos ou se a pesquisa ainda mantém os dados intactos…
De qualquer forma, o estudo serve para mostrar que a sua avó, septuagenária e reclamante dessas “coisas modernas”, afinal, pode estar jogando no celular com mais assertividade que você.
Comentários