Em um futuro mais próximo do que você imagina, os ursinhos de pelúcia não serão mais os mesmos – aliás, já não são, uma vez que eles e outros brinquedos começam a ganhar inteligência artificial; mais precisamente, o ChatGPT embarcado. Motivo para desespero? Talvez, mas a tecnologia não anda para trás e é preciso saber se proteger.

Este Natal – que ainda que pareça “longe”, está logo aí – promete fortalecer uma nova categoria de brinquedos que pode deixar muitos papais e mamães de cabelo em pé. Com inteligência artificial generativa, sim, aquela capaz de conversar praticamente como um humano, esses objetos cairão nas mãos de crianças com pouca ou nenhuma maturidade para usá-los com segurança.

Pois é, imagine um nem-tão-inofensivo brinquedo que aprende tudo sobre seu filho, o qual ele poderá manter conversas inteiras e receber as mais diversas respostas – certamente, nem sempre adequadas para sua idade.

criança programação

Imagem: Shutterstock

Esta é exatamente a nova aposta da fabricante de brinquedos VTech: ursinhos de pelúcia com inteligência artificial. Segundo a marca, a proposta é oferecer “uma alternativa aos tradicionais rituais de histórias para dormir”. Isso, sem mencionar o quanto é importante o estímulo à leitura e a relação de pais e filhos neste momento; mas tudo bem.

Allan Wong, CEO da VTech, explica que os brinquedos usarão um chatbot similar ao ChatGPT para criar historinhas personalizadas. “Eles podem acalmar a criança de um acesso de raiva, entretê-la e ensiná-la lições. Sem dúvida, seu filho criará um vínculo real com este brinquedo”.

A questão é como garantir que esses ursinhos inteligentes, além das informações básicas, não coletarão dados sobre localizações das escolas e residências e até dados confidenciais sobre a família. Ou seja, as preocupações com privacidade que já afetam milhares de dispositivos inteligentes usados por adultos, agora chegarão às crianças.

ChatGPT chega aos brinquedos; saiba proteger seus filhos

Imagem: Shutterstock.com

Outros brinquedos assustadores

A gente não precisa falar do Chucky para lembrar de outros brinquedos (reais) assustadores. Em 2015, a Mattel lançou a “Hello Barbie”, uma boneca com Wi-Fi integrado e certa inteligência artificial. Resultado: invasão de privacidade das crianças e um enorme risco de segurança para as famílias.

Mais do que isso, sob acusação de usar os registros das bonecas para fins de marketing, a Mattel foi processada e precisou modificar o brinquedo para atender à Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças.

Como proteger seu filho de brinquedos inteligentes

Talvez chegue um momento em que não seja mais possível simplesmente evitar todos os brinquedos com alguma inteligência embarcada. Ou ainda conectados e com sensores como câmeras e microfones. O risco é iminente, mas se não puder evitar, há como se proteger e manter sua família um pouco mais segura. Confira abaixo algumas dicas:

  • Se possível, desative câmeras e funcionalidades de bate-papo;
  • Habilite todo e qualquer controle parental nos brinquedos;
  • Leia sempre a política de privacidade do brinquedo;.
  • Certifique-se de que é possível reiniciar o brinquedo e apagar suas capacidades e memória.

Fonte: USA Today

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários