Microsoft oficializa fim de produção de jogos para o Xbox One
Para todos os efeitos, o Xbox Studios está 100% focado nos consoles da atual geração, mas suporte a títulos vindouros segue via Xbox CloudBy - Rafael Arbulu, 16 junho 2023 às 11:14
Os estúdios Xbox não estão mais desenvolvendo jogos para o Xbox One, oficializando de vez o foco exclusivo na produção de títulos para o Xbox Series S e X – que correspondem à geração atual de consoles.
A informação foi confirmada ao Axios por Matt Booty, chefe dos estúdios da marca, que ressaltou que, embora a produção de jogos para a geração passada tenha acabado, usuários que ainda estejam utilizando o console anterior terão suporte continuado via Xbox Cloud – desta forma, aqueles que quiserem jogar Starfield e não têm um Series S/X poderão curtir o jogo via game streaming.
Naturalmente, a notícia não é bem uma novidade e algo assim já era esperado: considerando o volume de novidades que os consoles mais atuais terão a curto, médio e longo prazo, é de se esperar que a Microsoft passe a concentrar todos os seus esforços neles e, consequentemente, vá deixando de lado a geração anterior.
Ainda assim, alguns títulos que já haviam sido anunciados – porém ainda não foram lançados (além do já citado Starfield, a Microsoft ainda deve levar Forza Motorsport ao Xbox One) – deverão contar com um suporte continuado por parte da empresa. Então não há risco de fãs que ainda não entraram na geração atual de plataformas ficarem defasados ou abandonados.
A notícia vem nos calcanhares do showcase da empresa, exibido no último domingo (11), e deve ser recebida com bom gosto pela comunidade desenvolvedora de jogos. Manter uma geração anterior rodando implica em amarrar times de produção a plataformas tecnicamente defasadas, mas ao descontinuar essa parte da produção, a Microsoft os libera para criarem materiais atualizados.
Isso por si já traz dois benefícios: o primeiro é uma força humana maior para o desenvolvimento de jogos em andamento, o que pode reduzir o tempo de lançamento; e o aumento de times dedicados a novos projetos, que pode dar mais robustez a estúdios ao mesmo tempo em que lhes permite aceitar mais projetos.
A ação da Microsoft, embora não inédita, é a primeira da geração atual, já que a concorrente Sony, embora tenha descontinuado a fabricação do PlayStation 4, ainda desenvolve jogos com suporte à plataforma anterior.
Comentários