Apple paga milhões a mulher que teve fotos íntimas vazadas
By - Cesar Schaeffer, 9 junho 2021 às 13:11
A Apple pagou uma indenização milionária a uma estudante universitária nos Estados Unidos que teve fotos e vídeos íntimos vazados por técnicos responsáveis pelo reparo do iPhone dela.
Segundo relatório legais divulgados pelo The Telegraph, a mulher deixou seu iPhone no conserto em janeiro de 2016. O aparelho, então, ficou sob responsabilidade da Pegatron Technology Services, uma empresa de assistência técnica da California aprovada pela Apple.
Na ocasião, dois funcionários da Pegatron usaram o iPhone da estudante para publicar fotos e um vídeo com conteúdo sexual da vítima no Facebook.
A mulher só ficou sabendo do ocorrido quando amigos viram as publicações na rede social e a alertaram. Segundo os documentos, a situação provocou “severo desgaste emocional” à dona do iPhone. Ela processou a Apple e o resultado foi um acordo multimilionário.
Não há informações sobre o valor da indenização, uma vez que o acordo incluiu uma cláusula que impede as partes de voltarem a discutir o caso ou revelarem detalhes do pagamento.
Ainda de acordo com o The Telegraph, os advogados da vítima teriam exigido uma quantia de US$ 5 milhões para encerrar a ação (um pouco mais de R$ 25 milhões em conversão direta).
No início da semana, em um comunicado enviado ao The Guardian, a Apple confirmou a situação; já os advogados da vítima não comentaram sobre a decisão.
O que diz a Apple
A gigante de Cupertino disse que leva a privacidade e a segurança dos dados dos seus clientes muito a sério e afirma ainda ter diversos protocolos em vigor para garantir que os dados sejam protegidos durante o processo de reparação dos aparelhos.
Apesar de reconhecer a grave a conduta por parte dos técnicos, a Apple sugere que, ao deixar um dispositivo para manutenção nas mãos de terceiros, o usuário apague seus dados sensíveis e saia das contas das diversas plataformas como serviços e redes sociais.
Comentários