[WWDC23] Apple anuncia Game Mode para otimizar jogatinas em Macs
Além disso, a gigante de Cupertino também anunciou um novo kit de ferramentas para facilitar port de jogos para dispositivos da AppleBy - Igor Shimabukuro, 5 junho 2023 às 17:37
Ao que parece, a Apple quer mais proximidade da comunidade gamer. Isso porque, durante o WWDC23, a big tech anunciou um novo modo para jogatinas que chegará a Macs e MacBooks com o macOS Sonoma.
—
Acompanhe a cobertura completa da WWDC nesta segunda-feira aqui no blog KaBuM!. Veja também os outros anúncios do evento:
- Apple anuncia chip M2 Ultra, que promete o dobro de núcleos de CPU e GPU
- Apple revela iOS 17 com novos recursos de comunicação
- Apple anuncia novo MacBook Air de 15,3 polegadas por US$ 1.299
- macOS Sonoma é introduzido com novos recursos para jogo e privacidade de navegação
- Vision Pro: Apple anuncia seu headset de realidade mista
—
Por mais que pareça algo super revolucionário, o Game Mode é basicamente um recurso equivalente a qualquer modo Performance visto em consoles e outros computadores.
No caso, o modo — aparentemente compatível com qualquer jogo — vai fazer com que o sistema priorize a CPU e GPU para as jogatinas, deixando demais tarefas em segundo plano.
Com isso, jogadores de dispositivos da Apple poderão usufruir de taxas de quadros mais suaves e consistentes, além de diminuições de latências de AirPods ou controles de Xbox e PlayStation pareados.
Tendo em vista que o lançamento do macOS Sonoma está programado para chegar até o fim do ano, o Game Mode poderá ser usado no game Death Stranding Director’s Cut que, como anunciado, chegará aos Macs ainda neste ano.
Apple anuncia nova ferramenta para devs de jogos
Mais importante que o tal Game Mode foi o anúncio do Game Porting Toolkit do Metal: um conjunto de ferramentas que vai facilitar a vida dos desenvolvedores a portar seus jogos de outras plataformas.
Com o kit, gamedevs que pretendem lançar jogos para o macOS terão uma ferramenta dedicada de otimização. Fora isso, todos os processos parecem ter sido otimizados, o que promete agilizar ainda mais o desenvolvimento de ports.
“Um processo que costumava levar meses agora pode ser feito em dias”, disse Jeremy Sandmel, diretor senior de software e GPU da Apple.
Mais informações devem ser reveladas pela empresa da maçã posteriormente.
Comentários