‘Fortnite’ entra para a competição de eSports do COI
Entidade que controla as Olimpíadas incluiu Fortnite nas finais do Olympic eSports Finals, com 12 jogadores disputando partidas por três diasBy - Rafael Arbulu, 8 maio 2023 às 12:21
O Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu Fortnite, da Epic Games, na lista de títulos a tomarem parte da série Olympic eSports, cujas finais serão realizadas entre os dias 22 e 25 de junho de 2023, em Singapura. De acordo com o comunicado da entidade, os ingressos para a ocasião já começaram a ser vendidos.
Na ocasião, vários serão os títulos competitivos online a participarem – e no caso específico de Fortnite, uma série de partidas com os 12 melhores jogadores do mundo será realizada pela Federação Internacional de Esportes de Tiro (ISSF, na sigla em inglês). As partidas em si serão conduzidas em uma ilha especialmente criada (via Creative Island) para a competição, com regras específicas de combate direto, ou seja, nada de “ganha o último que sobrar” nem construção de edifícios, como é o costume do battle royale.
A série Olympic eSports é a forma que o COI encontrou de avaliar a inclusão dos esportes eletrônicos dentro da categoria de “esportes olímpicos”. A marca procurou ser coerente com o modelo tradicional e incluiu apenas jogos que tivessem alguma referência com modalidades tradicionais presentes nas Olimpíadas, como dança (Just Dance), corrida (Gran Turismo), além, claro, do tiro esportivo (Fortnite).
“A semana dos eSports olímpicos marca mais um passo no nosso apoio ao desenvolvimento dos esportes virtuais dentro do movimento olímpico, conforme divulgado pela nossa agenda olímpia 2020-2025, e continua a colaboração do nosso setor com as comunidades de jogos e eSports, a fim de criar novas oportunidades para jogadores e fãs.” – Comitê Olímpico Internacional
O órgão preferiu Fortnite a, digamos, Counter Strike Global Offensive ou Call of Duty pelo fato destes dois títulos contarem com reproduções de situações violentas – especialmente CS: GO, que reflete (ainda que muito de leve) a luta entre autoridades e terroristas. Como o jogo da Epic Games tem uma pegada mais cartunesca, sem o peso de situações do mundo real por trás, ele se tornou uma solução ideal para representar os jogos virtuais de tiro dentro do ambiente olímpico.
Comentários