No ano passado, o procurador-geral do Arizona registrou um processo contra o Google. A acusação é de que a gigante das buscas coleta ilegalmente dados de seus usuários. Essa batalha parece ganhar um novo capítulo com a divulgação de uma série de documentos citando os executivos da empresa.

De acordo com o que foi divulgado, os empresários e engenheiros do Google sabiam como é difícil para os usuários de smartphones manterem a privacidade de seus aparelhos. A fonte responsável por revelar essas informações ainda diz que a empresa continua a coletar dados mesmo quando os donos dos aparelhos optam por desativar o compartilhamento de localização, por exemplo.

Além disso, a companhia deliberadamente dificultou a localização das configurações para desativar funções de coleta de dados; e também forçou fabricantes de smartphones a ocultar essas opções, já que os usuários costumavam recorrer a elas para bloquear o rastreamento.

Google Maps

Foto: Ingo Joseph/Pexels

Durante seu depoimento no tribunal, o ex vice-presidente do Google, Jack Menzel, que atualmente supervisiona o mapeamento da empresa, admitiu que a única maneira de dificultar para o Google coletar onde os usuários vivem e trabalham é fornecendo dados arbitrários em vez de endereços reais.

Em outro momento, Menzel comentou que Jen Chai, gerente de produto sênior do Google, que é responsável pelos serviços de localização, não sabe como os elementos da complexa rede de configurações de privacidade interagem entre si.

Via: GizChina

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários