Sony, Microsoft e Nintendo teoricamente decidiram ficar de fora da E3 deste ano. Sabe quem disse que vai para o evento? A Ubisoft. Bem, mais ou menos: de acordo com o CEO Yves Guillemot, a publisher francesa disse que comparecerá à feira, “se ela acontecer”.

Que a feira vai acontecer é um fato que só poderá ser negado mediante alguma tragédia de proporções bíblicas – a nova organização por trás da E3, chamada “ReddPop”, já detalhou o novo formato, que verá quatro dias de evento divididos em partes voltadas a negócios e a consumidores, separadamente. A empresa ainda afirma que o interesse das empresas em participar é “tremendo”.

Assassins Creed Mirage deve ganhar mais detalhes no Ubisoft Forward

Imagem: Divulgação

Por essa razão, a parte do “se a feira acontecer” de Guillemot – dito durante uma conferência com investidores – deve ser mais um tom de cautela do que uma suspeita de algo nefasto ocorrendo nos bastidores. Afinal, a esta altura, os problemas financeiros da Ubisoft já são bem conhecidos, então o CEO poderia muito bem estar falando em “se acontecer…para a empresa”.

Oficialmente, a E3 2023 está marcada para os dias 13 a 16 de junho. A incerteza quanto ao sucesso do evento, no entanto, vem do fato de que é a primeira edição nas mãos da nova organizadora, bem como a primeira vez que, suspeita-se, as três maiores empresas do mercado mundial de jogos vão ficar de fora.

Os rumores apontam majoritariamente para a ausência da Sony (dona do PlayStation) e Microsoft (dona do Xbox). A Nintendo já vinha limitando sua presença na feira há anos, preferindo organizar eventos próprios. A tendência, aliás, foi assumida por uma série de outras desenvolvedoras e publishers ao longo dos anos.

Há também que se considerar o impacto da feira ser quase que imediatamente após o WWDC 2023, evento este onde a Apple costuma fazer anúncios bem grandes para sua família de dispositivos (no passado, as duas ocasiões já ocorreram ao mesmo tempo, levando a problemas de audiência e presença). Para este ano, segundo rumores, pode ser que tenhamos as primeiras informações oficiais do headset de realidade virtual (VR) da empresa.

E ainda nessa seara de “eventos concorrentes”, Geoff “sou amigo do Kojima e mando no Game Awards” Keighley deve apresentar o Summer Game Fest – exatamente uma semana antes da E3. Keighley, vale lembrar, já foi a figura principal da Entertainment Software Association, os antigos organizadores da feira.

Por outro lado, a Ubisoft tem sido uma firme apoiadora da E3 há pelo menos 20 anos, sem nunca ter perdido nenhuma edição. E há pelo menos 10, a empresa francesa apresenta uma keynote dedicada aos seus anúncios pelo evento.

De qualquer forma, vamos saber melhor em junho.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários