Usuários de jogos mobile gastaram 5% a menos em seus produtos em 2022 em relação a 2021, totalizando “apenas” US$ 110 bilhões (R$ 569,08 bilhões). Os dados vêm de um levantamento publicado nesta quarta-feira (11), pelo Data.ai (ex AppAnnie). Na mesma toada, o consumo geral do usuário em lojas de aplicativos caiu 2%, estacionando em US$ 167 bilhões (R$ 863,97 bilhões).

Ao contrário do que apontou o levantamento do ano passado, o setor de jogos mobile, desta vez, não teve o mesmo destaque – custos crescentes em benesses essenciais (moradia, comida, combustível e afins) fizeram com que os chamados “gastos arbitrários – ou seja, aqueles que você compra não por necessidade, mas por entretenimento – entrassem em retração.

Imagem mostra slide de estudo do grupo Data.ai, sobre jogos mobile

Imagem: Data.ai/Reprodução

Entretanto, o levantamento também indica um aumento considerável nas chamadas “primeiras instalações”, com um aumento de 8% e 90 bilhões de contabilizações. Na prática, isso significa que as pessoas estão se aproveitando de lançamentos por mais tempo – imagine um jogo que saiu agora, como Marvel Snap, em que você o instala no celular mas, ao invés de deletá-lo depois de alguns meses, o mantém instalado no aparelho por períodos mais longos.

Mesmo em retração, os jogos mobile lideraram o mercado de aplicações móveis, encabeçando três pilares distintos dos estudos – apps que atingiram faturamento de US$ 10 milhões, US$ 100 milhões e US$ 1 bilhão. Conforme a ordem apresentada:

  • US$ 10 milhões: 1419 apps listados; 897 jogos
  • US$ 100 milhões: 224 apps listados; 164 jogos
  • US$ 1 bilhão: 10 apps listados; 6 jogos

No ranking de consumo por parte dos usuários, os jogos de RPG foram predominantes, com Genshin Impact e Pokémon Go ainda tomando a dianteira, seguido por títulos de estratégia, como Rise of Kingdoms: Lost Crusade e Clash of Clans. Na prática, esses são os campeões de microtransações.

Imagem mostra slide de estudo do grupo Data.ai, sobre jogos mobile

Imagem: Data.ai/Reprodução

Enquanto isso, os jogos hiper casuais lideraram o volume de downloads: títulos como Subway Surfers e outros on rail runners figuram na lista, junto de títulos bem famosos, como Candy Crush Saga e My Talking Tom 2.

Imagem mostra slide de estudo do grupo Data.ai, sobre jogos mobile

Imagem: Data.ai/Reprodução

Em 2022, uma tendência inesperada foi a queda do gênero battle royale: campeão inquestionável de vários anos consecutivos, o setor representado por Fortnite e PUBG, entre outros, foi o maior perdedor, com 20% de queda no tempo dedicado no ano passado. A liderança neste tópico ficou para os jogos sandboxRoblox e Minecraft, por exemplo – cujo tempo dedicado pelos usuários aumentou 25%.

via Data.ai

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