Foguete chinês de 23 toneladas vai cair na Terra neste fim de semana
By - Cesar Schaeffer, 7 maio 2021 às 15:17
Com 23 toneladas, o foguete chinês Long March 5b vai fazer o chamam de uma “reentrada descontrolada” de volta à Terra neste fim de semana. Segundo a Aerospace Corporation, que está rastreando a queda do primeiro estágio do foguete, ele deve cair na madrugada deste domingo, 9 de maio, à 0h43 (no horário de Brasília).
O horário é apenas uma previsão, assim, está sujeito a alterações de 16 horas para mais ou para menos. O problema é que, segundo reporta o The New York Times, apesar de pequenas, existem chances de o foguete atingir uma área povoada.
Our latest prediction for CZ-5B rocket body reentry is:
?09 May 2021 03:43 UTC ± 16 hours
Reentry will be along one of the ground tracks shown here. It is still too early to determine a meaningful debris footprint. Follow this page for updates: https://t.co/p2AU9zE3y2 pic.twitter.com/MgzRAOTJnk— The Aerospace Corporation (@AerospaceCorp) May 6, 2021
Agências rastreiam o foguete chinês em queda
O Comando Espacial dos Estados Unidos e a agência russa Roscosmos também rastream o objeto no espaço. Mas ainda não é possível prever onde ou quando o primeiro estágio do foguete cairá – a trajetória depende de uma série de fatores, como a atividade solar, que pode fazer a atmosfera se expandir e criar uma resistência adicional na borda do espaço.
Outra dificuldade para fazer previsões sobre a reentrada do foguete na Terra é que a China nunca forneceu detalhes sobre o projeto do Long March 5b.
“A inclinação orbital do estágio do foguete de 41,5º significa que a reentrada pode ser tão ao norte quanto Chicago, Nova York, Roma e Pequim ou tão ao sul quanto Nova Zelândia e Chile”, informa a Aerospace Corporation. A principal aposta, até agora, é que o foguete caia sobre o nordeste da África, próximo ao Sudão.
A questão é que ninguém entende ainda por que a China permite essa volta descontrolada de seus foguetes à Terra, em vez de usar uma manobra de órbita para guiá-los até o oceano ou a uma região segura. No ano passado, outro foguete chinês caiu na Terra e espalhou destroços em uma vilarejo na Costa do Marfim.
Comentários