Qualcomm promete levar jogos AAA para os smartphones com novo processador
Com o novo Snapdragon 8 Gen 2, empresa acredita que dá início a uma fase de transição dos PCs e consoles para os dispositivos móveisBy - Cesar Schaeffer, 16 novembro 2022 às 19:09
O início de uma “transição” dos PCs gamers e consoles para o smartphone. Uma afirmação tão ousada quanto promissora, mas é isso que a Qualcomm fez questão de reforçar no segundo dia do Snapdragon Summit 2022, realizado em Maui, no Havaí*.
Depois de apresentar o Snapdragon 8 Gen 2, que trará ray tracing acelerado por hardware em tempo real para os celulares turbinados com a nova plataforma, nesta quarta-feira (16) a empresa exibiu novos detalhes sobre suas apostas para os jogos mobile.
Jogos AAA no celular
A principal proposta é levar games AAA para os smartphones com a mesma qualidade de consoles e PCs. Um desafio grande que, segundo a marca, dá um passo importante com as novas tecnologias embarcadas no novo processador.
Entre alguns anúncios, a Qualcomm disse que já trabalha com a Ubisoft para o lançamento do Rainbow Six Mobile para Android “em breve”.
Mais do que isso, o Snapdragon 8 Gen 2 é o primeiro com suporte otimizado para dispositivos móveis do mundo para Unreal Engine 5 Metahumans. Assim, os jogadores poderão experimentar personagens humanos com características fotorrealistas, além das luzes, reflexos e iluminação realistas do ray tracing.
De acordo com a Qualcomm, hoje já existem mais de 30 jogos mobile em desenvolvimento na Unreal Engine 5.
A GPU Adreno do novo chipset promete desempenho até 25% maior em relação à geração anterior e até 40% mais eficiência energética.
Será?!
O anúncio está feito. Mas a gente vai ter que esperar esses novos dispositivos com o novo processador — que começam a chegar ao mercado ainda este ano — e também o lançamento desses novos jogos mobile para entender melhor como essa afirmação poderá ser encarada.
O streaming de jogos já permite o acesso a diversos jogos de última geração no celular, mas a performance ainda não pode, nem de longe, se comparar a PCs e consoles de última geração.
—
*O jornalista viajou ao Havaí a convite da Qualcomm
Comentários