Nesta terça-feira (15), há exatos 21 anos, o Xbox surgia no mercado. Este, que foi uma aposta que sequer recebeu apoio inicial do tio Bill Gates, mas que permaneceu na empresa por conta de quatro apaixonados por games da Microsoft que fizeram a divisão continuar firme e forte, até se tornar no que hoje responde pela terceira posição de maior player na lista de videogames global.

O blog KaBuM! separou por aqui um breve compilado sobre esses 21 anos de existência do console, desde a inauguração do braço responsável pela criação do hardware na Microsoft até alguns marcos importantes na linha do tempo do hardware, incluindo os dias atuais.

É fã de Xbox, ou apenas um curioso? Bora rolar a tela para ler essa história.

Xbox: de “uma piada” à um dos principais consoles do mercado

“Uma piada”. Era assim que era vista a unidade que seria futuramente dedicada ao desenvolvimento do videogame dentro da Microsoft. Este fato foi divulgado no documentário sobre o Xbox — Power On: The Story of Xbox — liberado no final do ano passado pela MS no canal da marca no YouTube (e que ainda está disponível gratuitamente para quem quiser assistir com mais detalhes).

Imagem mostra uma lâmpada com luz verde; dentro há os dizeres "power on", que é o nome dado ao documentário que conta a história do Xbox, da Microsoft

Imagem: reprodução/Microsoft

Em 1998, bem no início do que se tornaria a divisão de games responsável pelo desenvolvimento do console dentro da Microsoft, ninguém na empresa acreditava que um dia a aposta poderia ser um sucesso. Ninguém, exceto os quatro engenheiros que compraram a briga e levaram a ideia adiante: Kevin Bachus, Seamus Blackley, Ted Hase e Otto Berkes que, à época, era e o líder da equipe DirectX.

DirectX é o nome da API da empresa que integra o Windows e responde por tarefas de multimídia dentro da plataforma e que, em especial, ajudou a companhia a criar jogos clássicos para PC, como Age of Empires e Flight Simulator.

O “X” de Direct era para remeter à ideia de que as possibilidades de interação do software dentro de áudio e vídeo eram múltiplas.

Foi esse mesmo “X” que deu origem ao “X” de “Xbox” e ajudou a nomear o console lançado oficialmente em 15 de novembro de 2001. A intenção do grupo de especialistas era criar uma plataforma que pudesse competir com o videogame da Sony, o PlayStation que, na época, já estava despontando favoritismo no mercado.

Controle PlayStation Xbox

Imagem: Marko Deichmann/Pixabay

Alguns marcos históricos do Xbox

  • O Xbox foi lançado em 2001, mas o primeiro anúncio oficial sobre o trabalho em torno do console aconteceu durante a Game Developer Conference, em março de 2000. No keynote, Bill Gates mostrou um protótipo do que estavam criando – algo que foi concretizado publicamente na CES de 2001;

A apresentação durante a tradicional e anual conferência em Las Vegas (EUA) contou com a participação do The Rock — acreditem ou não:

  • Foi pouco tempo depois do anúncio que a Microsoft anunciou a compra da Bungie Studios por US$ 30 milhões, concretizando a ideia de que a empresa não tinha expectativa de voltar atrás no ramo dos jogos;

Uma rápida interrupção nesta linha do tempo para citar que, sim, estamos falando da mesma Bungie que foi comprada pela Sony neste ano.

Em resumo: a Microsoft foi dona do estúdio por um tempo, até que em 2007 eles se separaram e criaram a Bungie LLC, uma empresa independente que posteriormente ficou conhecida pelo game Destiny. O direito sobre a propriedade intelectual de Halo, no entanto, permaneceu com a Microsoft mesmo após a separação.

Agora, de volta à linha do tempo:

  • Após a compra, a MS fez Halo: Combat Evolved, anteriormente um game de tiro em terceira pessoa para PC e Mac, um FPS exclusivo para Xbox;
  • A expectativa em torno do lançamento foi grande e, nos Estados Unidos, as unidades reservadas para pré-venda se esgotaram nos 30 primeiros minutos em que foram liberadas pela Toys ‘R’ Us e Amazon; em três semanas, as vendas somaram o recorde de 1 milhão de consoles e, no fim do ano, o número cresceu ainda mais: 1,5 milhão só nos Estados Unidos;
  • Um ano depois, a Microsoft já apresentava o serviço Xbox Live:

“20 anos desde que o Xbox Live ganhou vida e as memórias nos aquecem e nos emocionam. Obrigado aos fãs e jogadores, antigos e novos, por ficarem conosco todo esse tempo”, diz o tweet em comemoração às duas décadas desde o lançamento do serviço.

  • Antes de dar lucros, a divisão do Xbox penou um pouco, perdendo cerca de US$ 40 bilhões em receita — o custo para produzir o console era maior do que o valor pelo qual ele era vendido, dando essa diferença gritante que a empresa teve de corrigir posteriormente;
  • Em janeiro de 2003, a Microsoft comemorou mais de 8 milhões de unidades do Xbox vendidas globalmente;
  • Em 2004, o serviço de assinatura Xbox Live completada 2 anos de vida e uma base com 1 milhão de assinantes;
  • Xbox 360, o substituto do console original, foi lançado em 2005 na falecida MTV;
  • Em 2013, a Microsoft lançou o Xbox One. Três anos depois, o console recebeu uma atualização que o tornou mais compacto e aprimorado para vídeo (com suporte para HDR10 e 4K), sendo nomeado XBox One S.
  • No ano seguinte, em 2017, a companhia lançou uma versão topo de linha do console, o Xbox One X.
  • Em 2020, chegou ao mercado o modelo Series X|S.

Novembro é um mês agitado para o Xbox: foi também neste mês que a Microsoft lançou o Series X|S, há dois anos.

Comentários

2

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Felipe
16 de novembro de 2022 09:04

Corrigindo: o xbox one foi lançado em 22/11/2013. O Xbox One X q foi lançado em 7/11/2017.