Malware no Android realizava assinaturas em outros serviços
By - Alvaro Scola, 23 abril 2021 às 15:33
A Google Play possui uma série de regras para que aplicativos maliciosos não acabem chegando aos celulares com o sistema Android. Apesar destas medidas, uma pesquisa realizada pela McAfee mostra que ao menos 700.000 downloads de aplicativos maliciosos foram feitos recentemente.
Já o modo de agir do malware em questão acaba sendo um pouco peculiar, apesar de não ser novo. Após ter o aplicativo malicioso instalado no Android, o malware começava a realizar assinaturas em serviços sem o consentimento dos usuários do celular. O código em questão responsável pela fraude foi chamado de “Etinu”.
Os aplicativos maliciosos em questão estavam disfarçados para realizar atividades simples como trocar um wallpaper ou aplicar filtros em fotos. Em relação às permissões, os mesmos geralmente pediam acesso às mensagens SMS para poder obter comissões dos prestadores de serviços.
Os aplicativos maliciosos no Android
De acordo com a publicação feita no site da McAfee, os usuários mais afetados por este malware estavam nas regiões sudoeste da Ásia e na Península Arábica. Os aplicativos já até foram removidos da Google Play, mas é válido deixar a lista para, se necessário, realizar uma limpeza em seu Android. São eles:
- com.daynight.keyboard.wallpaper (Keyboard Wallpaper)
- com.pip.editor.camera2021 (PIP Photo Maker 2021)
- com.light.super.flashlight (Flashlight)
- com.super.color.hairdryer (Sound Prank Hair Clipper, Fart, Crack Screen Prank)
- com.super.star.ringtones (Pop Ringtones)
- org.my.favorites.up.keypaper
- com.hit.camera.pip
- com.ce1ab3.app.photo.editor
- cool.girly.wallpaper (SubscribeSDK; found in VirusTotal)
- com.photo.modify.editor (Picture Editor)
- com.better.camera.pip (PIP camera – Photo Editor)
- com.face.editor.photo (Photo Editor)
- com.background.wallpaper.keyboard (Keyboard Wallpaper)
Além de fazer as remoções, a McAfee também dá a dica de sempre duvidar das permissões solicitadas por alguns apps, que podem não ser necessárias para o seu funcionamento. Não somente isso, também foi recomendado na publicação sempre fazer uma limpeza no celular para remover apps pouco utilizados.
Comentários