Precificação da Steam aumenta no Brasil e jogos podem ficar mais caros
Essa é a primeira mudança do tipo na Steam desde seu lançamento, em 2012By - Luiz Nogueira, 26 outubro 2022 às 13:51
A Valve surpreendeu a todos ao mudar, de uma hora para outra, sua tabela de precificação da Steam. O acontecimento foi descoberto pelo usuário Linoano no Twitter e indica que mudanças significativas podem estar a caminho da plataforma de jogos.
Isso porque, até então, aqui no Brasil, cada US$ 1 era convertido como R$ 2,29. Portanto, os jogos costumavam ser mais baratos que em outras plataformas. Agora, com a alteração, cada dólar americano tem a recomendação de ser convertido para R$ 3,49.
Vale lembrar que essa conversão era feita de maneira automática caso a desenvolvedora não mudasse o preço do game manualmente para mais ou para menos. Essa é a primeira mudança do tipo desde que a plataforma foi lançada – lá em 2012.
Ainda não se sabe como isso vai ser refletido no Brasil, embora um aumento de preço nos jogos seja esperado – felizmente, não o mesmo aumento visto na Turquia e Argentina, que aumentaram os preços em uma média de 450%.
Mudanças de preço futuras da Steam
Em uma atualização da documentação do Steamworks, a Valve disse que vai continuar atualizando a sugestão de preços da Steam em “uma cadência muito mais regular”.
Isso faz parte do compromisso da empresa com os desenvolvedores para resolver um problema que é maior que apenas as taxas de câmbio, e que deve refletir diferentes circunstâncias econômicas.
Por conta disso, a empresa se compromete a acompanhar as mudanças econômicas ao longo do tempo. Mesmo assim, não se sabe quando essas atualizações de preços devem ocorrer.
Mas além de ajudar os desenvolvedores, a Valve quer mitigar uma prática bastante comum, não só na Steam, mas em vários consoles: a troca de região da conta para comprar jogos mais baratos.
Isso, segundo a empresa, não afeta apenas as receitas do jogo, mas também prejudica os jogadores desses países, já que eles podem sofrer com aumentos de preço regionais para evitar abusos.
Um exemplo disso é o game Gunfire Reborn, do Duoyi Games. Segundo o estúdio, o preço teve de ser aumentado em algumas regiões. “As vendas na Turquia são 2 a 3 vezes maiores do que o número de jogadores na região, mas o preço na Turquia é apenas um quinta do preço nos Estados Unidos”, comentou a empresa.
A Valve ainda tentou impedir essa prática ao colocar um limite de mudança de região a cada três meses, além de que todas as compras só podem ser concluídas usando um método de pagamento do país.
Via: Game World Observer
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