É a vontade de muita gente, mas infelizmente a Square Enix não tem nenhuma intenção de produzir um remake de Chrono Trigger, o RPG clássico da empresa e um dos jogos mais populares já lançados não apenas no Super NES em 1995, mas de toda a história dos videogames.

Felizmente, porém, a comunidade gamer é uma cheia de gente fascinada pela ideia do “se quer algo bem feito, faça você mesmo”, ainda que este “bem feito” venha no lugar de algo “nunca antes feito”. Sim, um remake “não oficial” de Chrono Trigger foi produzido – e ele é lindo de lhe arrancar saudosas lágrimas.

A obra veio pela mão do desenvolvedor independente “dott (ドット)”, que publicou um vídeo do material em seu canal no YouTube.

Enquanto a maioria dos remakes – incluindo alguns da própria Square Enix – preferem seguir o estilo “vamos pegar o que era pequenino e cartunesco e fazer algo humanóide ultrarrealista”, o gamedev preferiu seguir uma trilha mais simples, mas nem por isso menos inteligente.

Essencialmente, a sua interpretação de uma releitura de Chrono Trigger segue os maneirismos visuais e de jogabilidade vistos em Octopath Traveler e Live a Live – dois jogos da Square Enix que seguem a premissa “HD-2D”, ou seja, uma espécie de “meio termo” que não é um 3D completo, mas tem elementos tridimensionais que adicionam a percepção de profundidade ao cenário e deixam bonecos e modelos de seres vivos mais arredondados.

O resultado disso é uma troca de percepção. Se no original, você sabia do tamanho de um cenário pela câmera em visão aérea na diagonal, esse remake independente prefere aproximar a visão dos personagens e fazê-lo “rolar” a tela, dando um ar de exploração maior. À primeira vista, é tudo igual, mas não demora muito até você perceber a evolução.

Imagem mostra cena de remake independente de Chrono Trigger, feito por fã

Imagem: dott, via YouTube

O vídeo, infelizmente, não exibe nenhuma cena de luta: Chrono Trigger contava com um sistema híbrido entre o combate em tempo real e a luta por turnos – você se movia livremente pelo cenário, mas não poderia atacar quando quisesse e teria que esperar uma barra de ação se preencher antes de qualquer execução.

Octopath Traveler, no entanto, é inteiramente feito em turnos, o que o diferencia desse projeto. Seria interessante ver como o remake feito por “dott” se sairia nesse aspecto.

Obviamente, a fim de evitar a famigerada “cartinha de cessão e desistência” que publishers adoram mandar para projetos independentes que envolvam suas marcas, “dott” deixa claro que o projeto é só uma brincadeira para testar seus conhecimentos técnicos, sendo impossível de jogá-lo e tendo zero intenção de tratá-lo como um produto comercial.

Vale citar que Takashi Tokita, diretor da Square Enix e um dos desenvolvedores do Chrono Trigger original, estará no BIG Festival, previsto para realização neste mês, entre os dias 28 de junho e 2 de julho.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários