Para 85% brasileiros, é aceitável compartilhar dados pessoais para receber desconto, diz pesquisa
Estudo de consultoria aponta que consciência sobre privacidade varia de acordo com idade; apenas 15% não trocariam dados por desconto ou benefícioBy - Liliane Nakagawa, 2 agosto 2023 às 16:22
A maioria dos brasileiros estão dispostos a abrir mão da privacidade de dados em troca de desconto, enquanto apenas 15% disseram não aceitar qualquer tipo de compartilhamento dessa natureza, apontou uma pesquisa conduzida pela consultoria KPMG.
O estudo “Qual o futuro da proteção de dados no Brasil?” entrevistou mil brasileiros de todas as regiões e classes sociais e concluiu que 85% aceitariam compartilhar dados pessoais em troca de benefício correto.
Consciência sobre privacidade varia de acordo com idade; apenas 15% não trocariam dados por desconto
Além disso, o estudo mostra que a preocupação com a privacidade escala com a idade, ou seja, indivíduos mais velhos tendem a ser mais conscientes na hora de entregar os dados pessoais para obterem desconto. Entre o público de 16 a 24 anos, 54% defendem limites ao monitoramento de sites e redes sociais, o número sobe para 65% entre 25 a 44 anos; para 69% entre 45 e 59 anos; e chega a 87% do grupo acima de 60 anos.
De acordo com o estudo, a situação também é um ponto que varia conforme o benefício: enquanto 59% dos entrevistados afirmam permitir que um aplicativo saiba a sua localização para obter indicação do melhor caminho para determinado destino, 15% disseram não trocar dados por desconto como, por exemplo, em farmácias.
A praticidade também ditou as respostas dos entrevistados: 60% gostariam que assinaturas de serviços fossem automaticamente transferidas em caso de roubo do cartão de crédito; enquanto 55% queriam que cadastros fossem automaticamente atualizados após uma primeira entrega de dados.
A pesquisa ainda mostra um dado mais preocupante — sobre a preferência do monitoramento em troca de promoções direcionadas —, 44% indicam que os bancos deveriam monitorar as finanças dos clientes para oferecer promoções, enquanto 27% permitiriam o compartilhamento de dados com todas as empresas das quais são clientes para ter experiências alinhadas ao estilo de vida.
Comentários