Uma parte considerável dos brasileiros (75%) consome algum tipo de serviço de streaming diariamente, de acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Roku.

Ainda de acordo com o levantamento, o streaming foi apontado como o passatempo preferido de nove entre 12 atividades analisadas. Nesse sentido, a pesquisa aponta que: 74% dos respondentes preferem streaming a ler um livro; a assistir a um jogo do seu time de futebol (68%), a sair com amigos (63%), a praticar esportes (61%), e a ir a uma festa ou show (61%).

No entanto, o streaming não impera em todos os momentos da vida, perdendo para três principais atividades, segundo a pesquisa: fazer sexo (75% não trocariam esse momento íntimo por um filminho ou série), seguido por ficar com a família (68%) e ir à praia (61%).

O levantamento Hábitos de streaming dos brasileiros, realizada em comemoração aos 2 anos em que a plataforma Roku chegou ao Brasil, foi desenvolvida em parceria com o Instituto FSB Pesquisa e contou com dados do período entre 29 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, coletados por meio de entrevista on-line com dois mil consumidores de 18 anos ou mais.

“Os resultados demonstram que estamos, de fato, vivendo a década do streaming e que essa forma de consumir conteúdo veio mesmo para ficar”, acredita Luis Bianchi, diretor de marketing América Latina da Roku.

Para o executivo, a pandemia desempenhou um papel importante para acelerar o consumo, mas o hábito não regrediu posteriormente. “Durante o momento mais crítico da pandemia, vimos um aumento do consumo de streaming, mas, mesmo com a retomada da rotina das pessoas, continuamos a ver esses hábitos”.

Imagem com vista aérea mostra um notebook em cima de uma mesa e três mãos, de três diferentes jovens, apontando para a tela como se estivessem escolhendo ou discutindo o que fazer com a informação na tela

Imagem: John Schnobrich/Unsplash

Streaming: filmes e séries estão no topo da preferência

Dentre os tipos de conteúdos mais consumidos, Filmes e Séries figuram o topo da lista, ambos os nichos com mais de 80% dos entrevistados tendo relatado o consumo frequente.

Dentre os filmes preferidos, Homem-Aranha lidera o ranking, seguido por Não Olhe para Cima, Velozes e Furiosos, Alerta Vermelho e Os Vingadores. Vale ressaltar que o estudo não especificou dentre os filmes de franquias se há algum favorito entre as escolhas.

Já entre as séries preferidas, La Casa de Papel, Round 6 e The Witcher aparecem no top 3.

Outro dado curioso sobre séries: dos entrevistados, 54% confessaram ter chegado atrasado a um compromisso por causa do streaming e 88% afirmaram que já maratonaram alguma série pelo menos uma vez na vida.

Talvez por isso também que 8 em cada 10 têm preferência por seriados que liberam episódios no mesmo dia a aqueles que precisam esperar por um novo capítulo a cada semana. Dos respondentes, mulheres (83%) e pessoas da geração Z (82%) estão entre as mais ansiosas para assistir logo de uma vez a série favorita.

O ranking dos cinco conteúdos mais consumidos por brasileiros é completado por Música (48%), Notícias (31%) e Novelas (23%).

Imagem lista os conteúdos mais assistidos por brasileiros no streaming: no topo aparecem Filmes, com 84% dos respondentes, seguido por séries, com 82%, e Música, com 48%

Imagem: reprodução/Roku e Instituto FSB Pesquisa

Antes só do que mal acompanhado?

A pesquisa mostra que para 75% dos respondentes streaming é algo que eles fazem diariamente e normalmente sozinhos (51%). Mas, quando o assunto é assistir em conjunto, 42% o fazem em família, considerando o companheiro como o par ideal para assistir alguma coisa (54%), ou os filhos (15%).

Já entre as companhias apontadas pelos respondentes de menor preferência para dividir aquele momento de entretenimento, apareceram avós (23%) e amigos (20%). O motivo? Ao explicar a escolha, os entrevistados disseram que essas companhias costumam fazer muito barulho durante o streaming (25%), ou há uma incompatibilidade com relação à escolha de um conteúdo que seja do agrado de todos (19%).

E falando em pessoas barulhentas, ao descrever o tipo de companhia que os entrevistados descrevem como os mais irritantes na hora do streaming, estão: “a pessoa que fica conversando durante a atração” (77%), seguido por “a pessoa que fica me chamando enquanto eu assisto” (57%), “a pessoa que demora muito para escolher” o que vai assistir (34%) e “a pessoa que quer escolher sozinha a atração” (33%).

Os respondentes também costumam consumir conteúdos via streaming durante as refeições (89%) e enquanto arrumam a casa (55%).

Televisão, a rainha dos streamings

Ao analisar o dispositivo mais utilizado para o consumo de conteúdos via streaming, o estudo aponta a televisão como favorita, com 65% dos votos. Em segundo lugar aparece o smartphones (17%), seguido por notebooks/PCs (15%) e tablets (2%).

De forma mais aprofundada, a preferência pela televisão aparece em maior quantidade entre os baby boomers e os usuários da geração X. Já quando se fala em geração Y e geração X, computadores e celulares são os dispositivos mais utilizados.

Tabela mostra qual a plataforma favorita para consumir streaming, considerando diferentes perfis por geração: boomers e millennials preferem televisão, enquanto pessoas mais jovens, da geração Y e Z preferem smartphones e PCs

Imagem: reprodução/Roku e Instituto FSB Pesquisa

 

Dentre os locais de preferência para fazer streaming, sete de cada 10 respondentes escolheram “em casa”. Porém, muitos entrevistados revelaram que já fizeram streaming no trabalho (11%), durante uma aula (5%), no banheiro (3%), no hospital (3%) e até durante uma festa (1%).

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários