Pode ser que o planos das empresas em adotar um sistema de login sem senha não seja amplamente adotado pelos usuários de diversos serviços. Isso porque, no Brasil, três em quatro pessoas acreditam que suas senhas são seguras e nunca foram expostas na internet.

Essa constatação é resultado do levantamento “A infodemia e seu impacto na vida digital”, feito pela Kaspersky. No entanto, em contrapartida, 18% dos internautas afirmam que, de alguma forma, pelo menos uma de suas contas passou por problemas de invasão.

O que o estudo demonstra é que muitas pessoas confiam completamente que suas senhas são seguras e eficazes. Do total de entrevistados, 69% acreditam na segurança de suas credenciais.

Mas não são só os brasileiros que têm essa percepção. Seguindo nosso país, há o México, em que 61% dos internautas também acreditam que suas senhas são seguras e nunca foram expostas. Em terceiro lugar, há os peruanos, com 60% de confiança.

Por conta disso, esses dados, segundo a Kaspersky, revelam uma tendência preocupante – e que pode ser bastante prejudicial: a falsa sensação de segurança. Recentemente, o Brasil – e diversos outros países – foram alvos de ataques e vazamentos de dados que comprometeram muitos dados.

Como proteger suas senhas?

senha

Imagem: Yura Fresh on Unsplash

A Kaspersky alerta que, para tentar minimizar as ameaças, a recomendação é sempre usar senhas com pelo menos 16 caracteres variados (letras maiúsculas, minúsculas, números e, quando possível, caracteres especiais).

Mudar as senhas a cada três meses também pode ser uma solução que garante mais segurança para as contas dos usuários.

Por fim, criar senhas únicas para cada conta é recomendado. “Usar a mesma senha em todas as contas pode ser muito conveniente, mas é uma prática que pode ter sérias consequências, pois basta um serviço ser comprometido para que a pessoa perca o controle de toda sua vida digital”, diz Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky.

Via: Convergência Digital

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários