Juntando-se a oito capitais que já contam com o 5G, Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) agora também contam com a conexão de quinta geração.

As principais operadoras desses locais – a Claro, Tim e Vivo -, ativaram nesta segunda-feira (22) o 5G nessas capitais.

Ao todo, doze cidades contam com conexão de quinta geração. A lista completa agora conta com Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Paulo (SP) – e as quatro capitais de hoje.

Agora, a previsão é de que, até dezembro, as principais capitais do país estejam com o sinal ativado – o plano original era que isso acontecesse em setembro, mas a data limite foi colocada alguns meses à frente.

Assim como já acontece, as operadoras vão oferecer a conexão de quinta geração para os clientes de maneiras diferentes. Isso porque existem três “tipos” de 5G: o DSS, NSA (Non Standalone) e SA (Standalone).

O primeiro está disponível por aqui desde 2020 e oferece uma conexão rápida, mas não se trata do 5G “puro”, mas sim uma evolução do 4G que conhecemos.

Já a versão NSA é considerada o 5G na questão da velocidade, portanto, os usuários poderão encontrar navegação muito mais rápida – embora a grande diferença seja a latência, maior nesse caso se comparada com o 5G SA.

Por fim, o 5G SA é considerado o sinal “puro”, já que o NSA usa a frequência de quinta geração, mas com “resquícios” do 4G. Aqui, as aplicações, por conta da baixa latência, são mais industriais e bastante específicas.

5G nas operadoras

5G

Imagem: Luiz Nogueira/blog KaBuM!

Atualmente, a Claro e a Vivo vão oferecer o NSA gratuitamente para todos os consumidores que tiverem smartphones compatíveis com a tecnologia.

Já no caso da Tim, o NSA também será gratuito. No entanto, quem quiser aproveitar o SA deverá assinar um “boost” de velocidade, que oferece 50 GB extras para navegação.

Quem aderir à novidade nesses três primeiros meses, não vai precisar desembolsar nada pelos próximos 12 meses. Quem aderir ao plano após esse tempo, deverá pagar uma mensalidade de R$ 20.

Via: Uol

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários