5 opções de redes sociais para substituir o Twitter
Saiba tudo sobre as redes sociais que você pode utilizar para deixar o Twitter para trás e interagir melhor com as pessoas na internetBy - Marcelo Rodrigues, 27 abril 2022 às 15:57
Apesar de ser uma fonte de informação e até mesmo de entretenimento para muita gente, o Twitter tem os seus problemas e vem sofrendo para vencê-los. Mas será que existem alternativas para quem quer deixar essa rede social para trás sem perder o dinamismo da informação e das atualizações em tempo real?
Felizmente, não faltam opções para quem quer uma experiência semelhante a do Twitter sem ter que recorrer a serviços da Meta como Facebook, Instagram ou mesmo WhatsApp.
O problema é que pode ser difícil escolher a rede certa para experimentar sem conhecê-las mais a fundo . Por isso, o blog KaBuM! mergulhou nesse assunto e compilou uma lista com as melhores alternativas ao Twitter, economizando seu tempo e paciência com essa busca.
As melhores alternativas ao Twitter
Enquanto algumas pessoas parecem escolher sair do Twitter por conta do ambiente “tóxico” que habita em algumas esferas da plataforma, outros podem estar receosos do futuro da rede social após a compra total da empresa por Elon Musk.
No entanto, independentemente do motivo da sua decisão, o blog KaBuM! está aqui para te ajudar a escolher um serviço que não só possa bater de frente com o Twitter, mas até mesmo trazer vantagens e novidades em relação ao microblog.
Assim, confira abaixo nossa lista com as 5 melhores alternativas à rede social e boa sorte na sua escolha:
1) Mastodon
O Mastodon é possivelmente o principal concorrente do Twitter no momento, oferecendo uma experiência de uso muito semelhante a da rede social, mas com um foco maior na privacidade e no uso de comunidades temáticas.
- Plataforma descentralizada
- Filtro de postagens por comunidade/tema
- Publicações de texto de até 500 caracteres, com suporte a fotos e vídeos
- Maior foco em privacidade e moderação de denúncias
- Recursos de spoilers e restrição de acesso aos posts
Acesse este link para se registrar no Mastodon.
2) Gab
Outra rede social descentralizada, o Gab é focado em postagens consideravelmente mais longas que as do Twitter e priorizando mais a liberdade de expressão do que a moderação de conteúdo. Apesar disso, o controle de privacidade é levado a sério na plataforma.
- Plataforma descentralizada
- Possibilidade de participar de grupos
- Baixo nível de moderação
- Publicações de texto de até 3.000 caracteres, com suporte a fotos e vídeos
- Ferramentas de edição e restrição de postagens
- Reações com emojis aos gabs
Acesse este link para se registrar no Gab.
3) Minds
De forma semelhante aos participantes anteriores da lista, o Minds é uma rede social que busca ir além das restrições do Twitter. Aqui, isso significa código aberto, versões centralizadas ou descentralizadas e diversas opções de monetização para os usuários.
- Plataforma centralizada ou descentralizada (em código aberto)
- Opções de Blogs, Canais e Grupos
- Sem moderação
- Publicações com suporte a fotos e vídeos (até 20 minutos)
- Diversas ferramentas de privacidade e restrição de postagens
- Recursos para monetização de conteúdo em criptomoedas
Acesse este link para se registrar no Minds.
4) GNU social
Plataforma descentralizada voltada para a comunidade de defensores de software livre, a GNU social é uma rede social um pouco mais distante do Twitter, oferecendo uma forma diferente de microblog que pode ser compartilhado com poucas pessoas ou comunidades inteiras.
- Plataforma descentralizada
- Possibilidade de se conectar a servidores por todo o mundo
- Pode ser usado de forma privada (intranet) ou pública (comunidade)
- Diversas ferramentas de criação e produção de conteúdo
- Foco em privacidade e proteção de dados
Acesse este link para se registrar no GNU social.
5) Ello
A Ello já foi uma rede social fechada que só podia ser acessada via convite – de forma semelhante ao início do Orkut e do Clubhouse. Recentemente, a plataforma abriu inscrições para todos para permitir que mais gente conheça o serviço, que é dedicado a criadores de conteúdo e artistas em geral.
- Grande foco em artistas
- Comunidade criativa e receptiva
- Postagens com suporte a textos, imagens, músicas e vídeos
- Infinidade de grupos e comunidades temáticas
- Seção para arte em cripto e NFTs
Comentários