Dos palcos para as plataformas digitais. As lives têm se tornando cada vez mais comuns, e isso não é à toa. Além de serem uma excelente forma de entretenimento, oferecem a oportunidade de engajar o público em casa.

As transmissões ao vivo têm a proposta de uma experiência mais “íntima”, trazendo resultados comprovados e promissores. O próprio Facebook divulgou que, no ano em que a plataforma permitiu esse tipo de formato, houve um aumento em torno de dez vezes no número de comentários e três vezes mais engajamento.

E não é só no Facebook que é possível fazer lives; as principais plataformas digitais também oferecem essa opção, cada uma para a sua audiência.

Mas então, como aproveitar todos os benefícios de uma live ao fazer a sua transmissão pela primeira vez?

1. Conheça as plataformas para lives

Existe uma série de plataformas nas quais é possível fazer a sua primeira live, e cada uma tem peculiaridades e diretrizes a serem seguidas. O ideal é saber onde está a sua audiência e qual opção melhor atende às suas necessidades — além, é claro, de aprender a usá-la.

As mais comuns são: Instagram, Facebook, YouTube e Twitch. O Instagram é usado principalmente para lives mais pessoais, sem muita produção; a Twitch foca em streams de jogos; já o Facebook e o YouTube são usados de maneira bem geral, independentemente do assunto e do nível de produção, podendo tratar de estudos, música, games, bastidores etc.

Também é possível transmitir em mais de uma plataforma ao mesmo tempo, mas, para isso, é preciso usar alguma ferramenta de multistream. Além disso, no caso de livestreams de jogos, existem softwares que permitem fazer a transmissão diretamente do game, como GeForce Experience, XSplit e Raptr.

2. Prepare-se para a transmissão

Para produzir conteúdo e ter sucesso, é fundamental se preparar. Comece conhecendo as características e funções do software e da plataforma que quer usar, partindo para um planejamento do que falar e fazer durante a live.

Depois, defina dia e horário e divulgue a sua transmissão em diversos canais para que as pessoas possam participar.

3. Tenha os equipamentos adequados em suas lives

Se você quer que a sua live seja um sucesso, é preciso investir para melhorar a qualidade da transmissão e agradar ainda mais a quem vai assistir.

Dê uma olhada em alguns equipamentos que podem turbinar o seu conteúdo!

WebCam

Uma câmera é fundamental se o objetivo da sua transmissão for algo mais elaborado, pois só o seu celular pode não ser suficiente. Usar a câmera frontal do smartphone pode ser uma excelente opção para vídeos ao vivo mais íntimos pelo Instagram, mas, se quiser fazer uma stream de jogo, ter mais de uma imagem ou usar o computador, por exemplo, será preciso adquirir uma WebCam.

Existem excelentes modelos que fazem imagens Ultra em 4K, com ótimo campo de visão e HDR, conferindo uma imagem clara mesmo em ambientes com baixa iluminação.

Microfone

Depois de uma imagem nítida, é preciso que o público consiga ouvir claramente. Nem sempre o som do computador ou celular é o melhor, por isso investir em um microfone de qualidade pode ser uma ótima saída.

Iluminação

Uma boa iluminação é outro ponto fundamental que também está relacionado com a qualidade da imagem que vai ser transmitida. Aproveitar janelas durante o dia ou ter lâmpadas de LED pode ajudar bastante, mas nem sempre é o suficiente.

Dessa forma, ter uma luminária ou um ring light é uma excelente saída. Eles podem até fazer parte do seu cenário.

Hardware ou console para games

Por fim, para poder fazer uma livestream de games, é preciso ter um hardware que permita jogar sem interrupções. Os consoles dependem da preferência de cada um e dos games pretendidos. Já para o computador, é fundamental se atentar a alguns pontos na hora de escolher o melhor hardware possível, principalmente processador, memória RAM e placa de vídeo.

4. Lembre-se de aproveitar

O objetivo principal da live é justamente o entretenimento. Use o fato de estar interagindo com o seu público para aproveitar e se divertir ao máximo.

Seja qual for o objetivo, um grande evento musical no YouTube ou uma transmissão da sua casa por meio do Instagram, esta é uma ótima oportunidade para aumentar o seu alcance e dar aquele up no engajamento em tempo real.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress