Criadores de conteúdo digital são figuras que têm se destacado cada vez mais no universo online, tornando-se grandes fontes de informação relevante para seus públicos nas redes sociais, em sites e em blogs. Os creators, como também são conhecidos, podem atuar em diferentes nichos (tecnologia, games, entretenimento, viagem etc.) utilizando textos, vídeos e outros formatos de produção de conteúdo.
Vale ressaltar, para quem quer se tornar influenciador digital, que a concorrência é grande, mas ainda assim é possível conquistar o seu lugar. Pensando nisso, listamos dez dicas incríveis para se tornar um criador de conteúdo de sucesso.
1. Atualize-se sempre
Ter conhecimento é fundamental para ser bem-sucedido em qualquer área, e na produção de conteúdo não é diferente; é preciso estar por dentro das novidades e das tendências da área. Há um estilo de escrita em alta ou um equipamento inovador que facilita as gravações? Aproveite essas novidades para melhorar seu trabalho!
2. Seja autêntico
Para se destacar em meio aos inúmeros criadores de conteúdo, é importante apresentar algo diferente. Um ótimo começo é criar e manter o próprio estilo e a autenticidade, gerando uma forma única de transmitir sua mensagem.
3. Encontre um nicho
Falar sobre tudo é uma estratégia desaconselhável e que pode abreviar a carreira de um criador de conteúdo. Para não cometer esse erro, escolha um nicho, preferencialmente um tema que você domine. Assim, fica mais fácil se tornar referência no assunto.
4. Organize-se para fazer publicações com frequência
Um bom criador de conteúdo digital precisa ser bem organizado, pois o trabalho envolve muita pesquisa e dedicação. Use planilhas, agenda, bloco de notas e calendário editorial para não se perder em meio às tarefas, apostando em ferramentas que podem ajudar na produtividade e contribuir para manter a frequência de publicações.
5. Meça os resultados
Mensurar o resultado de suas ações é essencial para saber se o trabalho está sendo bem feito. Aprenda a usar recursos como Google Analytics e ferramentas de análise de dados fornecidas pelas redes sociais (em algumas plataformas, essas informações só são disponibilizadas para perfis comerciais).
6. Acompanhe o noticiário
Além de se atualizar quanto à parte técnica, saiba o que está acontecendo no mundo, assim você evita falar bobagem sobre algum tema e perder seguidores. Preste atenção ao noticiário diário e procure entender como determinados fatos podem afetar sua audiência.
7. Esteja preparado para se apresentar profissionalmente
Com o sucesso aumentando, oportunidades comerciais podem aparecer, e para não perdê-las esteja pronto para se apresentar a possíveis parceiros. Uma forma interessante de fazer isso é criar um media kit com informações sobre seu trabalho, portfólio e outros dados importantes.
8. Pesquise palavras-chave
Incluir palavras-chave relevantes na produção de textos e de outros formatos de conteúdo é essencial para qualquer estratégia de Search Engine Optimization (SEO), pois ajuda a atrair as pessoas interessadas no tema abordado. Há várias ferramentas gratuitas para ajudar nessa tarefa.
9. Estude seu público
Após definir um nicho, estude o público inserido naquele segmento. O que essas pessoas buscam? Quais são suas motivações e necessidades? Respondendo a perguntas como essas é possível traçar um perfil mais detalhado de quem você deseja atingir para criar conteúdo relevante.
10. Um bom criador de conteúdo exercita a criatividade
Tente abordar determinado assunto de maneira diferente do que já foi feito, dê detalhes que faltaram em um texto de referência, use formas inovadoras de se expressar. Ações como essas podem ser decisivas para se destacar em meio a tantos criadores ofertando conteúdos na internet.
Por: André Dias Gonçalves
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