Tudo o que você precisa saber de Pokémon Scarlet e Violet
Confira história, mapa, monstrinhos e outras novidades que estarão presentes no próximo game da franquia PokémonBy - Igor Shimabukuro, 17 novembro 2022 às 9:22
O ano de 2022 foi bastante positivo para a franquia Pokémon: além do lançamento do game spin-off Legends: Arceus, vimos atualizações de outros jogos, novas séries e até Ash se tornando o maior treinador do mundo após 25 anos de anime. Mas ainda há a cereja do bolo para encerrar o ano com chave de ouro: a chegada de Pokémon Scarlet e Violet.
O motivo para tanta empolgação é justificável: as novas mecânicas de Pokémon Legends: Arceus definitivamente alteraram o curso dos jogos da franquia e foram essenciais para pavimentar a chegada de Scarlet e Violet, que vai manter a pegada de exploração, mas, desta vez, em mundo aberto de verdade.
Novidades não vão faltar nessa nova jornada e, por conta disso, compilamos tudo o que você precisa saber antes da estreia oficial da nova entrada da série. Confira!
Tudo sobre Pokémon Scarlet e Violet
- Uma nova aventura…
Se em Sword and Shield — o último a seguir a linha cronológica da série tendo em vista que Legends: Arceus trata-se de um spin-off — o objetivo principal era de entrar para a Liga Pokémon e se tornar um campeão, em Pokémon Scarlet e Violet o foco será baseado na exploração.
Isso significa que os jogadores terão liberdade para vasculhar cada canto do mapa, seja para explorar os biomas, para lootear ou mesmo caçar pocket monsters — algo bem parecido com Legends: Arceus. Ainda assim, os players terão três campanhas ao todo.
A primeira delas será a Victory Road, que retoma o desafio tradicional de batalhar em ginásios e coletar as insígnias. Vale destacar, no entanto, que não haverá uma ordem obrigatória e os jogadores podem criar sua própria rota de ginásios, como preferirem.
Enquanto isso, o Path Legends será baseado em uma missão para coletar a Herba Mystica: ervas extremamente raras encontradas apenas na região de Paldea. Para isso, será preciso caçar enormes pokémons Titan que guardam a área.
Por fim, há a campanha Starfall Street, em que o player terá de batalhar com o Team Star — um grupo de delinquentes escolares bem aos moldes do Team-Rocket. Aqui, será preciso derrotar uma legião de monstrinhos dentro de um limite de tempo.
- … em um novo mapa
Toda a exploração e campanha se passam na região de Paldea, que tem referências de Espanha e Portugal. Desta vez, será realmente um mapa de mundo aberto — em Legends: Arceus existiam pequenos biomas interligados —, com picos, lagos, terrenos, cordilheiras, entre outras áreas para serem exploradas.
Além de locais, pocket monsters e pessoas para encontrar em todas as áreas, o jogador conta ainda com o Rotom Phone, seu principal companheiro. A criaturinha possui vários aplicativos e recursos que serão úteis durante a jornada, como o mapa de Paldea e, claro, a PokéDex (que aqui, está de visual novo).
No vasto mapa, os Centros Pokémon também estarão presentes para que os treinadores descansem e obtenham pokébolas.
- Volta às aulas
Scarlet e Violet levam os jogadores para o ambiente escolar novamente. Em cada versão, há uma instituição de ensino — cada uma com um emblema e uniforme distintos —, localizada na maior região de Paldea, a cidade de Mesagoza.
Seja a Naranja Academy ou a Uva Academy, na escola é onde você encontrará treinadores de todas as regiões que vão ao local para aprimorar suas habilidades, seja através de estudos acadêmicos ou batalhas Pokémon.
As escolas contam com alunos de uma ampla faixa etária, com adultos e crianças que podem fazer as mesmas aulas e se relacionar com Pokémon. Parece que será possível fazer algumas classes com Pokémon também.
O personagem principal, recém-matriculado na academia, poderá contar com a ajuda de professores únicos (como Turo, Sada e Jacq) e com amigos (como Nemona, Arven e Penny). E há também um projeto de estudo independente, a Caça ao Tesouro, dado a você pelo diretor Clavell.
- Líderes de ginásios
Por ora, sabemos que o game contará com oito ginásios, mas infelizmente, apenas três líderes foram revelados: Brassius (tipo grama), Grusha (tipo gelo) e Iono (tipo elétrico).
A identidade dos outros cinco seguem como mistério.
- Jogo não terá Pokédex completa
A má notícia para os fiéis treinadores é que Scarlet e Violet não incluirá a lista completa, tendo em vista que importar pocket monsters não será algo permitido e que, infelizmente, oferecer mais de 900 monstrinhos no game poderia torná-lo inviável.
Mas se serve de consolo, vídeos divulgados mostraram que o jogo contará com diversos pokémons de gerações anteriores, como Psyduck, Mangemite, Gengar e Venonath.
Não menos importante, cada versão do game contará com pokémons diferentes: Larvitar e Stonjourner, por exemplo, são exclusivos de Scarlet, enquanto Bagon e Eiscue aparecem apenas em Violet.
- Nova geração de pokémons
Por outro lado, os players poderão desfrutar de uma nova geração de pokémons. Aliás, o começo da jornada já apresentará os três novos monstrinhos iniciais: Sprigatito (grama), Fuecoco (fogo) e Quaxly (água).
Já falando sobre os lendários, será possível encontrar Koraidon (na versão Scarlet) e Miraidon (na versão Violet) e ambos estarão presentes desde o início da aventura. Eles vão facilitar muito a vida do player, já que funcionarão como meio de transporte seja para correr, nadar, escalar ou planar.
Outros pokémons inéditos confirmados incluem: Great Tusk, Iron Treads, Gimmighoul, Greavard, Bellibolt, Farigiraf, Wiglett, Armarouge, Ceruledge, Klawf, Grafaiai, entre outros.
- Fenômeno Terastal
Exclusivo da região de Paldea, o fenômeno Terastal faz os Pokémon brilharem como pedras preciosas. Quando isso acontece e eles Terastalizam, uma Joia Tera aparece em cima de sua cabeça, como uma coroa.
Mais detalhes sobre a energia Terastal ainda são um mistério, mas os professores Turo e Sada estão pesquisando a respeito. Enquanto isso, o jogador pode usar esse fenômeno a seu favor durante as batalhas, já que todos os Pokémon da região de Paldea podem Terastalizar, ganhando assim poderes especiais temporários.
Cada criaturinha tem um tipo Tera que é ativado na transformação. Eevee, por exemplo, que é do tipo normal, pode se tornar do tipo voador quando ativa sua energia Tera. Ao todo, são 18 tipos Tera para o jogador combinar com os Pokémon.
A transformação dura até a luta terminar, e só pode ser usada uma vez por batalha. E para ativar a energia Tera, você precisará encontrar um Tera Orb e recarregá-lo quando tocar em um cristal de energia Terastal, ou quando for a um Centro Pokémon.
- Mudanças nas batalhas
Um novo jogo quase sempre significa novas mecânicas. E com Pokémon Scarlet e Violet não será diferente. Uma das mudanças é que treinadores não vão mais forcá-los a batalhas obrigatórias: somente o player poderá iniciar as rinhas e, caso prefira, poderá ignorar os NPCs.
Outra coisa divertida será a possibilidade de farm passivo. Os jogadores poderão definir monstrinhos para batalharem contra pokémons selvagens automaticamente, enquanto foca na exploração e coleta de recursos. Mecânica preguiçosa? Um pouco, mas que pode poupar um bom tempo.
- Multiplayer será uma realidade
Sim, Pokémon Scarlet e Violet também terá jogatinas em conjunto. Além de coisas como batalhas amistosas e trocas, o game vai permitir que até quatro jogadores explorem o mapa de Paldea juntos.
Também haverá o recurso cooperativo Tera Raid Battles, nas quais players terão de se juntar para enfrentar pokémons Terastalizados em um tempo limite. O competitivo Battle Stadium, por sua vez, também fará o seu retorno.
- Lanche e banho para os monstrinhos
Outra mecânica interessante será a possibilidade de fazer piqueniques com seus fiéis companheiros. O player poderá montar diversos tipos de sanduíches, que não apenas restaura a HP dos bichinhos como poderá conceder efeitos que serão importantes ao longo da jornada.
Nestas pausas, também será possível dar banho nos pokémons. Além de deixá-los limpos após as explorações e batalhas, a ducha vai restaurar vida e fortalecer o vínculo com o bichano.
- Data de estreia e preço
Pokémon Scarlet e Violet será lançado no dia 18 de novembro por R$ 299 (cada). Quem preferir poderá adquirir a versão double pack, que inclui ambas as versões, por R$ 598.
- Plataforma
Por fim, vale destacar que a próxima entrada da franquia Pokémon será exclusiva do Nintendo Switch.
Comentários