YouTube testa exibição de cinco anúncios no começo dos vídeos (e você não pode pular nenhum)
Relatos de internautas nas redes trouxeram resposta do YouTube, que disse tratar-se de um formato publicitário chamado “bumper ad”By - Rafael Arbulu, 13 setembro 2022 às 13:20
Quando você começar a surfar pelo YouTube, é provável que a plataforma de vídeos do Google comece a lhe servir até cinco anúncios, todos no começo dos vídeos e completamente “impuláveis” – ou seja, você terá que assistir a todos, goste ou não.
Desnecessário dizer, a medida desagradou diversos internautas, que levaram suas frustrações às redes sociais e fóruns online, chamando a medida de abusiva e alguns até anunciando – ou reforçando – o uso de bloqueadores de anúncios (os famosos “adblocks”) para contornar a medida.
https://twitter.com/LoganC01962550/status/1567976567845830656
A exibição de anúncios publicitários entre 15 e 30 segundos de duração é uma condição imposta pelo Google para quem quiser continuar usando o YouTube de graça ao invés de assinar um de seus planos Premium. Normalmente, a rede exibe entre um e dois anúncios no início de uma mídia, com o segundo sendo opcional e podendo ser “pulado” depois de cinco segundos.
Em casos mais longos, como vídeos de 30 minutos a mais de uma hora de duração, outros anúncios poderão ser veiculados no meio da reprodução mas, novamente, boa parte deles podem ser ignorados.
YouTube respondeu críticos, mas não adiantou muita coisa…
A ira dos internautas forçou o YouTube a responder, dizendo pelo Twitter que isso pode acontecer quando o anúncio pertence a uma categoria chamada “bumper ad”. Na prática, são publicidades de curtíssima duração – seis segundos em média – embora alguns internautas afirmem terem sido servidos peças mais longas.
hmm…this may happen with a certain type of ad format called bumper ads, since they're only up to 6 seconds long. if you'd like, you can send feedback directly from YouTube via the send feedback tool
— TeamYouTube (@TeamYouTube) September 7, 2022
Spoiler: o público não gostou nem um pouco…
https://twitter.com/AArghavan/status/1569647180918431747
“E existe também certos tipos de extensões chamadas ‘AdBlocks’ que são feitas especificamente para lidar com empresas que tentam nos afogar em anúncios.”
If you continue like that then users will decrease automatically
— Nikhil (@gmd_snc24709298) September 13, 2022
“Se vocês continuarem com isso, [o número de] usuários vai diminuir drasticamente.”
Ao que tudo indica, a medida ainda não vale para toda a base da versão gratuita do YouTube, cuja plataforma completa já conta com 2,24 bilhões de usuários de acordo com o Statista.
Isso é um indício de que a novidade ainda deve estar em testes, com o YouTube a colocando em prática de forma gradual e sem muito alarde, a fim de medir a resposta do público e as possibilidades de retorno de investimento.
A plataforma não informou se ou quando pretende implementar os cinco anúncios obrigatórios em caráter definitivo.
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