Dê adeus à sua rodinha: X vai desligar função “roda” do Twitter em 31 de outubro
Recurso do Twitter permitia que você publicasse tuítes apenas para grupos restritos de amigos, mas bug expôs segurança da funçãoBy - Rafael Arbulu, 22 setembro 2023 às 12:31
Lançada em agosto de 2022, a função “Roda” do X (ex-Twitter) será desligada em 31 de outubro de 2023. O anúncio foi feito pelo próprio perfil da empresa na rede social, sem muitos esclarecimentos.
Posteriormente, no entanto, novas informações surgiram: a partir da referida data, usuários não mais poderão publicar tuítes em suas respectivas “rodas”, nem tampouco adicionar novos amigos a elas. A única capacidade a ser mantida será a remoção de perfis que já estivessem nelas, mas tuítes publicados até o desligamento permanecerão secretos.
PSA: we’re disabling Circles by October 31.
more info → https://t.co/sHY9l6SUFw
— Support (@Support) September 21, 2023
O que é a “Roda do X”?
Essencialmente, a função “Roda” (“Circles”, no inglês) tinha a mesma premissa dos “Melhores Amigos” do Instagram: ela fechava certas postagens apenas para um seleto grupo de amigos aprovados pelo autor do material. Quem não estava na sua “roda” de amigos, não via a publicação.
A premissa, no entanto, acabou dando errado: em abril deste ano, pesquisadores de segurança descobriram um bug na rede social que acaba expondo as publicações secretas na esfera pública. Na ocasião, os especialistas atribuíram a culpa do incidente às mudanças técnicas impostas por Elon Musk, de facto líder da empresa embora não seja mais seu CEO.
Convenhamos, isso não é lá muito legal quando o seu uso da função envolvia altas fofocas…
De acordo com a empresa, a função “Roda” foi amplamente usada nos três meses de teste que antecederam seu lançamento oficial. Depois disso, no entanto, a ferramenta acabou caindo em desuso. O X não admitiu isso abertamente, mas em vista do número cada vez menor de usuários e um bug de segurança ainda correndo, a empresa pode ter achado que não compensa consertar o problema e manter a função, optando por eliminá-la por completo.
Comentários