A Microsoft confirmou, na última sexta-feira (8), o fim do suporte do seu navegador Edge a versões mais antigas do sistema operacional Windows, listando pelo menos seis iterações da plataforma que não mais contarão com atualizações de segurança do browser.

Segundo a Microsoft, o anúncio vem em virtude da engine Chromium, que serve de base para o Edge, abandonar suporte a versões do Windows lançadas há vários anos – desde antes da própria empresa mudar o foco da plataforma, migrando-a para um modelo mais voltado à oferta de serviços.

Microsoft Edge

Imagem: Shutterstock

De acordo com o anúncio feito no blog oficial da empresa, deixam de ter suporte ao Edge as versões Windows 7, 8, 8.1, Server 2008 R2, Server 2012 e Server 2012 R2. A comunicação também ressalta que o fim do suporte se estende às versões desses sistemas para o WebView2, o kit de desenvolvimento de aplicações para Windows da Microsoft.

Fim de suporte ao Windows? O que isso quer dizer?

Do ponto de vista prático, o fim do suporte de um navegador como o Edge a um sistema operacional como o Windows não muda muita coisa na rotina do internauta mais casual. O browser ainda poderá ser instalado e continuará funcionando normalmente dentro das versões citadas acima.

Entretanto, é nos bastidores que a coisa muda de figura – e isso é um detalhe importante: para começar, “fim de suporte” implica no fim de atualizações de segurança daquele programa. No caso do Edge, isso se traduz para nunca mais você ter qualquer atualização relacionada à proteção da sua navegação online.

Em resumo: se você usa o Edge em qualquer uma das versões acima, seu computador pode ficar mais vulnerável a ataques de hackers ou cair em pragas e malwares transmitidos online.

Mais além, qualquer nova versão do navegador não chegará a você, já que novas atualizações são restritas apenas a sistemas com suporte contínuo por parte da Microsoft.

Em outras palavras: você vai continuar usando o Edge se seu computador estiver equipado com o Windows 7? Sim, mas é extremamente recomendável que você não faça isso. Normalmente, a recomendação seria a troca por outro navegador, mas como o Google (Chrome) e a Mozilla (Firefox) também já confirmaram o fim de suporte a essas mesmas versões, neste caso específico, a solução seria atualizar o Windows em si: as versões 10 e 11 ainda terão cuidado continuado por vários anos à frente.

De acordo com a Microsoft, o fim do suporte do Edge às versões antigas do Windows se dará em 10 de janeiro de 2023.

via Microsoft

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários