Com o crescimento da adoção de dispositivos de rede com Wi-Fi 6 – hoje bem mais acessíveis – as empresas de tecnologia, sempre um passo à frente, já se preparam para implementar a próxima versão do protocolo de comunicação sem fio em seus produtos e serviços; o Wi-Fi 7.

A atualização, prevista para chegar ainda depois de 2023, promete trazer uma velocidade bem mais alta de transmissão de dados através da tecnologia EHT (Extremely High-Throughput). Isso, deve trazer uma série de melhorias em diferentes aplicações: realidade aumentada e virtual, games e, claro, no trabalho remoto.

Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 7

Atualmente, o Wi-Fi 6 é o padrão presente em muitos roteadores; a velocidade de transferência é de até 9,6 Gbps (gigabits por segundo). Antes, o Wi-Fi 5 tinha limitação de 3,5 Gbps.

Wi-Fi 7

No Wi-Fi 7 o grande pulo será em relação à essa velocidade de transferência – throughput para os íntimos. Na próxima versão, será de aproximadamente 46 Gbps – ou seja quase 5 vezes mais rápido.

Claro, esses 46 gigabits por segundo representam um valor teórico; ainda assim, na prática, a velocidade de transmissão do Wi-Fi 7 deve ficar próxima dos 40 Gbps. isso significa que daria, por exemplo, para baixar os mais de 100 GB do Forza Horizon 5 em poucos segundos; lembrando, por Wi-Fi, não cabo. É bem rápido!

Forza Horizon 5

Imagem: Microsoft

Outra evolução importante está relacionada ao número de canais e à largura de banda da nova versão do protocolo, que podem garantir uma troca mais rápida de dados entre vários dispositivos ao mesmo tempo.

O Wi-Fi da próxima geração também terá até 16 antenas para receber e transmitir dados – o dobro da versão atual (8). O que isso significa? Mais aparelhos conectados simultaneamente em alta velocidade e menos interrupções na conexão wireless.

MediaTek quer apresentar Wi-Fi 7 em janeiro

Imagem: Mohamed Hassan/PxHere

Quando chega o Wi-Fi 7

Ainda vai demorar um pouco. Aliás, as especificações do Wi-Fi 7 ainda estão no rascunho. Mas esta semana, a MediaTek anunciou que começou a demonstrar os recursos deste próximo padrão para seus principais clientes. No entanto, não deu muitos detalhes sobre o experimento.

A empresa taiwanesa, uma das primeiras a fazer promessas neste assunto, disse que os primeiros dispositivos com Wi-Fi 7 chegarão ao mercado em 2023 – isso, sem contar que podemos estar falando de protótipos ou dispositivos comerciais. Tenhamos paciência.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários