WhatsApp, Twitter, Facebook e outros meios de comunicação digitais estão supostamente bloqueados na Zâmbia nesta quinta-feira (12), enquanto as eleições gerais para presidente do país acontecem. As informações chegam da Access Now, uma organização de direitos digitais, e o monitor de rede NetBlocks.

Segundo informações do Lusaka Times, uma organização de notícias da Zâmbia, o Ministério da Informação e Serviços de Transmissão cogitaram a ideia de bloquear o acesso à internet antes do dia das eleições, alegando uma tentativa de impedir a disseminação de fake news e “desinformação eleitoral”.

Conforme mostram dados colhidos pelo NetBlocks, há realmente uma queda brusca no tráfego da internet e os principais aplicativos de comunicação estão todos fora do ar. Ou seja, ao que tudo indica, o governo seguiu com o plano de desligar a rede no país.

WhatsApp, Twitter e Facebook são bloqueados durante eleição na Zâmbia

Uso do WhatsApp e outras redes sociais está bloqueado durante o período de eleições na Zâmbia – Imagem: Alfredo Rivera/Pixabay

Na Zâmbia, esta eleição presidencial é marcada pela violência, com episódios de repressão militar do atual governo.

As redes sociais e aplicativos de mensagem são normalmente usados para promover a segurança e proteção dos eleitores com informações desde tamanho da fila para votação até casos de fraude eleitoral em potencial.

Fonte: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários