Não é novidade que o YouTube passou a repreender o uso de bloqueadores de anúncio recentemente. Mas fato é que as medidas tomadas aparentemente estão afetando as visualizações de vídeo em alguns navegadores.

Para quem não está a par dos assuntos, a plataforma de vídeos do Google tem dificultado a vida de quem usa ad blocks para se esquivar de propagandas irritantes.

No começo de novembro, por exemplo, uma mensagem exibida antes de cada vídeo afirmava que “bloqueadores de anúncios são proibidos no YouTube”. A mensagem, no entanto, aparentemente foi desativada.

YouTube impedindo uso de bloqueadores de anúncios

Imagem: reprodução/blog KaBuM!

O ponto é que recentemente outro problema veio à tona: lentidão em alguns navegadores. Tanto é que diversos usuários compartilharam como o site está mais lento quando carregado no Firefox ou Microsoft Edge ao invés do Google Chrome.

Nesses browsers, a tela fica “carregando” por cerca de cinco segundos antes que o vídeo seja reproduzido.

This behaviour from Google is beyond disgusting! Artificial wait on YouTube now if you’re not using Chrome / Edge.
byu/Rytoxz infirefox

Muitos pensavam que podia ser um bug ou algo do tipo. Mas a verdade é que esse delay está relacionado à guerra da plataforma contra os bloqueadores de anúncio.

Segundo YouTube, culpa é dos ad blockers

A plataforma permaneceu em silêncio até então. Mas em uma declaração enviada ao Android Authority, admitiu: quem usa ad blocks poderá sofrer com alguns problemas.

“Os usuários que possuem bloqueadores de anúncios instalados podem ter uma visualização abaixo do ideal, independentemente do navegador que estão usando”, revelou um porta-voz.

AdBlock no YouTube

Imagem: PREMIO STOCK/Shutterstock.com

Estranho observar como essa lentidão surgiu “do nada”. E de acordo com um usuário, foi encontrado um código com a função “tempo limite” de script que aparentemente está provocando esse delay antes do carregamento dos vídeos.

Vale lembrar que o YouTube virou alvo de uma queixa criminal por supostamente estar monitorando os usuários na busca de saber se estão ou não usando ad blocks. Fato é que, pelo andar da carrugagem, essa guerra contra bloqueadores vai longe.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários