United Airlines terá rota de táxi aéreo com eVTOL em Chicago
A partir de 2025, em parceria com a Archer Aviation, a ideia é oferecer um voo em um veículo elétrico voador entre o aeroporto de Chicago e o centro da cidadeBy - Cesar Schaeffer, 24 março 2023 às 12:50
A partir de 2025, a United Airlines dará início a um serviço de táxi aéreo com um eVTOL (veículo elétrico voador de decolagem e pouso vertical) em Chicago. Em parceria com a Archer Aviation, a proposta é oferecer uma rota de voo entre o centro da cidade e o Aeroporto Internacional O’Hare.
Hoje, dependendo do trânsito na cidade, o trajeto do aeroporto de Chicago e o centro comercial leva de 35 minutos a mais de uma hora de viagem; usando os trens elevados disponíveis na cidade, o percurso demora cerca de 45 minutos. Com o “carro voador”, a Archer estima que o voo levará apenas 10 minutos.
A princípio, ainda em fase de testes, a proposta é limitar a rota principal entre o aeroporto e o centro da cidade, mas as empresas já planejam adicionar caminhos menores com voos para as comunidades vizinhas de Chicago no futuro.
“Tanto a Archer quanto a United estão comprometidas em descarbonizar as viagens aéreas e alavancar tecnologias inovadoras para cumprir a promessa de eletrificação da indústria da aviação”, declarou Michael Leskinen, presidente da United Airlines.
No ano passado, a United Airlines encomendou 200 aeronaves eVTOL da Archer, a um custo de US$ 1 bilhão. Como a sede da companhia aérea fica em Chicago, ficou fácil escolher a localização da primeira rota para os testes comerciais do táxi aéreo elétrico.
O eVTOL da Archer Aviation
O modelo Archer Midnight tem um alcance de até 160 km e uma velocidade máxima de 241 km/h. Se aprovado pela Administração Federal de Aviação dos EUA, este será o primeiro serviço do gênero – utilizando eVTOL – da América do Norte.
Sobre o custo da viagem, um porta-voz da Archer disse ao Chicago Sun-Times que o voo entre o aeroporto e o centro da cidade custará cerca de US$ 100 por passageiro.
Comentários