Muito além de viralizar dancinhas e vídeos engraçados, o TikTok também tem sido utilizado para ajudar brasileiros inadimplentes a saírem do vermelho. Por mais improvável que pareça, a rede social se tornou um forte aliado da Serasa e já conseguiu fazer com que 496 mil usuários renegociassem suas dívidas.

Desde março deste ano, a Serasa passou a utilizar a plataforma da ByteDance para promover a campanha Limpa Nome do Serasa — que estimula a quitação de dívidas por brasileiros inadimplentes. A ideia foi abusar do sucesso do TikTok com vídeos de linguagem casual para atrair mais e mais usuários.

Deu certo. Segundo dados da empresa de soluções financeiras, três a cada quatro pessoas que clicaram no anúncio também baixaram o app e conseguiram quitar seus débitos. Somente em outubro, 164 mil usuários da rede social aderiram à campanha e executaram acordos de renegociação.

“Nossa virada de chave foi quando percebemos que a melhor estratégia era fazer um conteúdo específico para o TikTok, utilizando linguagem autêntica e conversando com uma comunidade tão criativa. Basicamente, hoje temos consumidores que vem do TikTok com a maior taxa de ativação comparado a outras plataformas”, disse Matheus Moura, Diretor de Marketing da Serasa.

A campanha bem-sucedida na rede social também foi exaltada pela Head de Soluções Globais para Negócios do TikTok na América Latina, Gabriela Comazzetto. Para a executiva, a comunidade da plataforma “é única e está estabelecendo novos padrões para a indústria da publicidade”.

TikTok + finanças = match

Mas não foi somente o sucesso natural da plataforma da ByteDance que contribuiu para o êxito na campanha Limpa Nome do Serasa. Curiosamente, a rede social também tem sido uma importante fonte de informação para assuntos relacionados a finanças.

A hashtag #fintok, por exemplo, possui mais de 2,2 bilhões de visualizações em vídeos de finanças. E de acordo com um estudo da Octolab e da MindMiners, 58% dos usuários entram no TikTok para encontrar vídeos sobre o tema.

Com isso, a expectativa é de que cada vez mais campanhas sobre finanças sejam vistas na plataforma. Bom para as empresas. Ótimo para os bolsos dos brasileiros.

Via: Exame

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