TVs OLED ficam com burn-in após teste as deixar ligadas por 10 meses
Teste deixou TVs com painéis OLED ligadas por 10 meses e revela que podem existir alguns problemas que vão além do burn-in. Entenda!By - Luiz Nogueira, 22 novembro 2023 às 12:36
As telas OLED, apesar de serem modernas, possuem aluns problemas crônicos, que podem atrapalhar sua utilização a longo prazo. Porém, algumas fabricantes desenvolveram técnicas para tentar mitigar esses problemas – sendo o principal, a “queima” da tela a partir de elementos estáticos.
Para testar se isso ainda ocorre com frequência, o site RTINGS, conhecido por seus benchmarks em TVs, decidiu colocar mais de 100 TVs (e alguns monitores) juntas para um teste definitivo.
Como forma de colocá-los à prova, o site exibiu a programação da CNN 24 horas por dia, 7 dias por semana. Vale citar também que todas as telas estavam com seu brilho máximo.
O feed de notícias do canal foi escolhido por conta de seus elementos estáticos, que são a principal causa dos problemas nas telas OLED.
Além disso, foram testados os “ciclos de compensação” das TVs, uma ferramenta criada para tentar combater as marcas permanentes nos displays do tipo. O que o recurso faz é tentar redefinir a uniformidade da cor da tela após períodos determinados de tempo.
A questão é que, agora, os testes atingiram seu décimo mês e, com isso, alguns resultados foram percebidos. Os três monitores OLED para PC que estão sendo colocados à prova – apesar de terem entrado na disputa há seis meses -, mostraram-se mais resistentes.
Isso provavelmente se deve ao fato de que os monitores de PC devem compensar a alta carga de trabalho dos computadores, que exibem horas intermináveis de elementos estáticos.
Resultados das TVs OLED
No entanto, algumas TVs não tiveram a mesma sorte. Depois dos dez meses em que os testes estão sendo conduzidos – isso equivale a quatro anos e dois meses de uso nas residências -, todas as TVs OLED começaram a apresentar alguma forma de “queima” permanente, com elementos que não somem da tela.
De todos os modelos testados, cinco TVs e um monitor pararam de funcionar durante os testes e foram eliminados da prova.
A ideia é que os aparelhos continuem ligados e sejam levados ao máximo de sua capacidade para que resultados precisos sejam obtidos.
Via: Tom’s Hardware
Comentários