Tesla sem motorista bate em avião
Função de direção autônoma de um carro Tesla causou um acidente com um avião particularBy - Renata Aquino, 23 abril 2022 às 22:24
Um vídeo mostrou um acidente entre um Tesla e um avião na pista de pouso Felts Field, em Spokane, Washington, EUA. O avião é um jatinho particular de US$ 3,5 milhões, um valor muito superior à maior indenização por seguro de um Tesla, estimada em US$ 250 mil.
O proprietário do carro, que teve prejuízo de milhões, pode ainda ter a indenização por seguro contestada. O carro estava usando uma função de direção autônoma chamada Smart Summon.
Com Smart Summon, o proprietário de um Tesla pode chamar o carro através de seu smartphone. O veículo se aproxima do proprietário que pode estar até a 60 metros de distância. A função é usada principalmente para estacionamento automático e o veículo tem de estar à vista do proprietário.
O vídeo foi postado no Reddit por um usuário que participava de um evento patrocinado pelo fabricante do jatinho. O avião que sofreu a colisão é o Vision Jet, o mais caro da fabricante Cirrus.
O Tesla é um Model Y e foi identificado pelo autor da postagem que contou que reconheceu o veículo e a função e também possui o mesmo carro. O Smart Summon foi recentemente atualizado com melhorias para a direção autônoma em cenários de maior dificuldade para estacionar.
Veículos Tesla com a função já se envolveram em vários acidentes
Não é a primeira vez que a função gera acidentes. Criada em 2019, a funcionalidade é discutida em vídeos polêmicos periódicos com cenários de acidentes ou riscos de acidentes, de acordo com o The Verge.
Em um dos vídeos, um proprietário mostra o risco de um acidente ao usar o Smart Summon em um cruzamento e o Tesla quase não para outro carro na preferencial.
https://twitter.com/eiddor/status/1177749574976462848
Noutra imagem, um motorista alerta a todos que a função Smart Summon ainda precisaria de melhorias. Ao usar a funcionalidade, seu carro teria batido na porta da garagem.
Be forewarned @Tesla @elonmusk Enhanced summon isn’t safe or production ready. Tried in my empty drive way. Car went forward and ran into the side of garage. Love the car but saddened. #Tesla #TeslaModel3 pic.twitter.com/tRZ88DmXAW
— AB (@abgoswami) September 28, 2019
Em um terceiro vídeo, uma colisão em um estacionamento deixou o carro com danos no pára-choques dianteiro. O proprietário do veículo gravou enquanto usava o Smart Summon.
Soday 1 with V10 Smart Summon was working beautifully. But someone didn’t notice my M3 and made a front bumper damage. We will claim our insurances but who’s fault do you guys think it’ll be ? Should I present this videos ? @teslaownersSV @Model3Owners @LikeTeslaKim @TesLatino pic.twitter.com/fhSA78oD6C
— Mexanauta ?? ? (@DavidFGuajardo) September 28, 2019
A função é uma das mais populares no Tesla. Foi elogiada por Elon Musk no Twitter como uma das mais virais e que teria um time de especialistas de alta categoria responsável por sua criação.
Probably our most viral feature ever. Most of the Autopilot team has been working on this, led by Ashok, CJ, Andrej & many others.
— Elon Musk (@elonmusk) September 30, 2019
Comentários