Táxi voador completa voo inaugural em Nova York
Veículo aéreo da Blade promete reduzir poluição sonora de helicópteros, mas serviu de táxi voador ainda não tem previsão para estrearBy - Rafael Arbulu, 20 fevereiro 2023 às 11:20
O eVTOL (sigla para “veículo elétrico de decolagem e pouso vertical”) – ou simplesmente “táxi voador” – da Blade Air Mobility em parceria com BETA Technologies realizou seu voo inaugural na última terça-feira (14), segundo comunicado divulgado pelas companhias neste final de semana.
O voo foi conduzido em caráter de teste da tecnologia, trafegando pelo espaço aéreo do aeroporto do Condado de Westchester, a cerca de uma hora da cidade de Nova York. Durante a avaliação, o eVTOL decolou, fez o sobrevôo da área, e pousou de volta no ponto de partida, acompanhado por um helicóptero que fazia o registro aéreo da ocasião. Em seguida, uma nova decolagem – desta vez, sozinho – foi concluída também com sucesso.
Watch CEO @wiesenthal on @CNBC to discuss Blade and BETA Technologies historic Electric Vertical Aircraft flight in New York. This is an important step in bringing safe, quiet, and sustainable air transportation to commuter and commercial customers $BLDE pic.twitter.com/WENaFSWCrT
— BLADE (@flybladenow) February 14, 2023
O táxi voador é um veículo ALIA-250 e, de acordo com a fabricante BETA, ele vem em duas versões: uma destinada ao transporte de carga e outra ao transporte de passageiros. Em ambos os casos, o modelo pode ser pilotado de maneira remota ou direta, porém não necessariamente autônoma, já que a todo momento, tem uma pessoa garantindo o seu movimento.
A parceria com a Blade Air Mobility começou em 2021. A empresa já oferecia um serviço de transporte particular aéreo usando uma frota de helicópteros, mas reclamações sobre o barulho excessivo dos veículos movidos a rotores fez com que ela investisse na aquisição de 20 ALIA-250m todos adaptados para o transporte de pessoas. Desde então, a tecnologia vem sendo testada a fim de garantir a segurança de suas decolagens e pousos.
Por essa razão, o uso do táxi voador na última semana contou apenas com a pilotagem, sem carga nem passageiros. A ideia, no entanto, é que o serviço tome conta da rota hoje utilizada pelos helicópteros da empresa, que voam entre Manhattan e o aeroporto internacional John F. Kennedy. Segundo uma pesquisa rápida no Google, um trajeto desse dura em média 5 a 10 minutos e custa a partir de US$ 795 (R$ 4108,31).
“Essa demonstração é uma conquista grandiosa em nossa transição dos helicópteros para os veículos aéreos elétricos, e estamos muito contentes que nossos parceiros na Beta tenham desenhado uma nave com a capacidade, abrangência e sonoridade que precisávamos para usar em nossos mercados principais – incluindo a nossa cidade natal de Nova York. Estamos confiantes de que os EVAs serão um novo paradigma tanto para a nossa empresa como para o sistema de transporte de nossa cidade, assim que forem aprovados pelas autoridades aéreas.” – Rob Wiesenthal, CEO da Blade Air Mobility
De acordo com o pregão na Bolsa de NY, as ações da Blade subiram 13% ao longo da última semana.
A empresa ainda não tem uma previsão de quando o novo modelo de seu serviço deve estrear: conforme apontado pelo próprio CEO, a Blade está na dependência das Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, o que pode levar um bom tempo.
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