Supercomputador mais rápido do mundo vai ficar disponível na nuvem
Fugaku, o supercomputador da japonesa Fujitsu, tem o poder computacional de mais de 36 mil Xbox Series X e vai ser oferecido como serviço onlineBy - Cesar Schaeffer, 8 abril 2022 às 9:10
Provavelmente até os menos ligados em tecnologia teriam curiosidade em saber como é usar o supercomputador mais rápido do mundo, certo? Pois a Fujitsu vai dar esse gostinho para muita gente ao disponibilizar todo o poder computacional do Fugaku online, na nuvem.
A proposta da empresa japonesa é oferecer a seus clientes acesso ao que há de mais avançado na computação – uma experiência sem precedente para a maioria das pessoas. O serviço de acesso ao supercomputador na nuvem deve ser lançado inicialmente no Japão, em outubro. Outros países devem receber o serviço em uma “data posterior”, diz a empresa.
“No futuro, pretendemos expandir ainda mais o portfólio com acesso a tecnologias como computação quântica”, afirma o CTO da Fujitsu Vivek Mahajan. “O movimento é um marco importante para a democratização da computação quântica e de alto desempenho e desempenhará um papel importante na realização do propósito da Fujitsu de tornar o mundo mais sustentável construindo confiança na sociedade através da inovação”, completou.
O poder do supercomputador japonês
O Fugaku é, por quatro anos consecutivos, considerado o supercomputador mais rápido do mundo em termos de poder computacional bruto. A máquina é capaz de fornecer uma velocidade de computação de 442 petaFLOPS; difícil imaginar? Certamente.
Para se ter uma ideia de comparação, um PC gamer de última geração, por exemplo, pode produzir várias centenas de gigaFLOPS a alguns teraFLOPS – lembrando que cada petaFLOPS são 1.000 teraFLOPS. O Xbox Series X é capaz de rodar a 12,15 teraFLOPS. Em outras palavras, o Fugaku tem o poder computacional de “míseros” 36.478 consoles de última geração da Microsoft.
Supercomputador, pra quê?
Supercomputadores são máquinas criadas especialmente para aplicações pesadas como pesquisas científicas, nas quais uma quantidade enorme de dados precisa ser processada no menor tempo possível. Neste sentido, com a oferta do acesso por nuvem do Fugaku, a Fujitsu pretende contribuir para a solução de problemas sociais e desafios em diferentes setores, incluindo finanças, manufatura, logística, prevenção de desastres e saúde.
Fonte: Fujitsu
Comentários