Nesta terça-feira (11), o Substack lançou o Notes, uma rede social semelhante ao microblog Twitter. Entretanto, com foco voltado aos escritores que já construíram audiências na plataforma e procuram um novo local para compartilhar links de seus conteúdos, visto que o Twitter os têm marcado como inseguros.

De acordo com o Substack, Notes é um espaço para publicação de mensagens curtas e um ambiente de troca de ideias com outros escritores, além dos seus respectivos leitores.

Substack lança Notes, rede social semelhante ao Twitter

Imagem: Substack

Com formato semelhante ao Twitter, a rede social suporta “posts, citações, comentários, imagens e links”, e não há limite de caracteres, diz a porta-voz do Substack Helen Tobin ao The Verge.

Os usuários também poderão interagir por meio dos botões ‘responder’ e ‘restack’ (retweet). Cada postagem pode incluir até seis fotos ou GIFs; vídeos não são suportados. 

Ao criar um espaço voltado exclusivamente para os escritores da plataforma de publicação, a empresa fundada em 2017 por Chris Best, Hamish McKenzie e Jairaj Sethi, espera que o Notes os ajude a aumentar a audiência e a receita.

Substack lança Notes, rede social semelhante ao Twitter

“O Notes também marca o próximo passo em nossos esforços para construir nossa rede de assinaturas – uma rede que coloca escritores e leitores no comando, recompensa financeiramente grandes trabalhos e protege a imprensa livre e a liberdade de expressão”, diz a postagem no blog divulgando o lançamento da rede social.

Até o momento, o Notes esteve em testes com “um pequeno grupo de escritores nas últimas semanas”, diz o Substack. Portanto, a empresa espera que o recurso “tenha quedas, bugs e imperfeições, e que evolua rapidamente em resposta ao feedback”.

A companhia de São Francisco acredita que a rede social deverá alcançar o público que “já está dedicado ao ecossistema do Substack e estão a apenas um clique de distância de uma assinatura”.

Substack lança Notes, rede social semelhante ao Twitter

Imagem: Substack

Para acessá-lo, basta clicar sobre a aba ‘Notes’ ao lado da Caixa de Entrada’ no substack.com ou pelo aplicativo móvel da plataforma. Vale lembrar que, diferentemente das postagens realizadas na Caixa de Entrada, um post no Notes não é enviado ao e-mail dos assinantes.

Quem encontrar no Substack

Ao oferecer uma infraestrutura de publicação, pagamento, análise e design para apoiar assinaturas de newsletter, o Substack passou a funcionar com um blog coletivo para escritores.

Por lá, é possível encontrar textos da escritora Margaret Atwood, Edward Snowden, vários jornalistas independentes e também de grandes mídias, além de profissionais esportivos e artistas. 

Embora o Notes seja uma forma de aprofundar o relacionamento com os leitores, muitos desses escritores têm opinião dividida sobre a nova rede social ser um substituto do Twitter.

“Eu posso ver o Notes se tornando um grande complemento para melhorar a conexão com meus assinantes e apoiadores, e talvez até mesmo impulsionar as conversões”, disse Sharon Hurley Hall, que escreve um boletim informativo sobre antirracismo, ao Post.

O plano por enquanto é fazer as duas coisas e ver o que acontece“, diz Josh Wittmer, que escreve sobre esportes para uma newsletter dedicada a beisebol de ligas menores no Substack. “Se houver algum tipo de ponto de partida em que o Notes seja melhor e pudermos obter algo do efeito da rede Notes, então passaremos mais tempo postando lá”. Ter um ecossistema centralizado para fazer toda a sua escrita e postagem é atraente. Só estou preocupado com o alcance“.

“Eu acho que [Twitter e o Notes] servem a propósitos diferentes”, diz o artista Nishant Jain, que dirige o SneakyArt Post no Substack. “O Twitter tem um alcance que é global”. Quase todas as grandes lojas e departamentos governamentais têm uma conta no Twitter. Não acho que tudo se tornará uma conta de Substack, mas há muita comunicação que você quer ter com pessoas que gostam de seguir seu trabalho, e cada vez mais tenho descoberto que o Twitter não é bom para esse tipo de coisa. O ecossistema do Substack é mais rico, e é um compromisso mais honesto da minha parte com meus leitores e meus leitores comigo”.

No mês passado, o Substack anunciou que a plataforma havia ultrapassado 35 milhões de assinaturas de boletins ativos, e que leitores pagaram aos escritores mais de US$ 300 milhões por meio do serviço. A soma do ganho anual dos 10 maiores escritores do Substack é cerca de Us$ 25 milhões; 10% de todos os ganhos de assinatura dos escritores da plataforma fica para a empresa.

 

Com informações The VergeThe Washington Post

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários