Sony registra patente de método antipirataria para smart TVs e dispositivos de streaming
A proposta da Sony é trazer uma tecnologia para impedir o acesso a conteúdo pirateado por meio de apps específicosBy - Luiz Nogueira, 12 janeiro 2023 às 17:44
Por vários motivos, a Sony é uma das empresas mais influentes em diversos setores, como tecnologia, cinema e jogos. Por conta disso, a companhia deve lidar diretamente com uma ameaça bastante presente: a pirataria.
Para tentar resolver a questão, a Sony registrou uma patente que vai além do bloqueio de sites piratas por meio de provedores de internet específicos. Com a nova ferramenta, a companhia pode obter poderes de bloquear mídias piratas de vários dispositivos, incluindo smart TVs.
A patente descreve uma tecnologia que tem como principal objetivo banir aplicativos de terceiros que permitem aos usuários acessar conteúdo pirateado. Esses apps seriam detectados por meio de uso de um software de monitoramento, que pode fazer parte do sistema operacional dos dispositivos.
“O aplicativo de monitoramento tem privilégios para examinar o código e a execução do app de terceiros instalado no dispositivo eletrônico”, descreve a Sony.
A empresa aproveitou a oportunidade para descrever diversos cenários em que sua nova tecnologia poderia ser útil. No primeiro deles, os equipamentos de streaming dos usuários seriam impedidos de instalar apps não aprovados.
No segundo, haveria uma intervenção caso usuários tentassem enviar apps que facilitem a pirataria em lojas oficiais, como o Google Play.
Justificativa da Sony
Ao se justificar, a Sony disse que “alguns desses apps de terceiros podem incluir softwares piratas para adquirir conteúdos de sites desonestos. Nesses cenários, os aplicativos podem fornecer conteúdo premium para o dispositivo de streaming sem autorização”.
Por fim, o pedido de patente detalha várias técnicas para que o software possa monitorar os equipamentos e detectar e bloquear esses apps. A Sony descreve o monitoramento de fontes externas de rede acessadas pelos software e inspeção direta do código-fonte, por exemplo.
Resta saber se a Sony, independente da patente ter sido registrada, vai seguir com essa ideia e trazer mais um aliado para sua batalha contra a pirataria.
Via: TorrentFreak
Comentários