Snapdragon 8 Gen 3 traz IA generativa para dentro do smartphone
Para os gamers, o destaque do Snapdragon 8 Gen 3 está na capacidade de rodar jogos em 8K a 240 FPSBy - Cesar Schaeffer, 24 outubro 2023 às 16:00
O Snapdragon 8 Gen 3, o mais novo processador premium da Qualcomm que irá turbinar os próximo smartphones Android top de linha das principais marcas, foi oficialmente apresentado nesta terça-feira (24) durante o Snapdragon Summit, evento anual da companhia que acontece nesta semana em Maui, no Havaí (EUA).
—
O blog KaBuM! está diretamente no Havaí*, acompanhando em primeira mão todos os anúncios da Qualcomm e de seus parceiros.
Veja abaixo outros conteúdos da nossa cobertura e não esqueça de nos acompanhar também nas redes sociais: @tecmastersbr no Instagram, X (ex-Twitter) e TikTok (teremos conteúdos especiais por lá, mas – infelizmente – não espere por dancinhas…)
- Snapdragon X Elite: Qualcomm lança processador com foco em IA para notebooks
- Chips Qualcomm S7 e S7 Po Gen 1 prometem elevar a experiência de áudio para novos níveis
- Qualcomm lança Snapdragon Seamless para integração entre dispositivos
—
Acima de qualquer performance ou eficiência energética (que não ficam em segundo plano), o grande destaque é que o novo chipset móvel é o primeiro projetado para avançados recursos de inteligência artificial generativa. Detalhe, com todo processamento feito diretamente no dispositivo.
É verdade, vazamentos recentes já deram alguns spoilers do que esperar do Snapdragon 8 Gen 3 e inclusive o compararam a outros processadores atuais. Mas o fato de levar a IA para dentro do smartphone abre portas para soluções ainda mais inteligentes, personalizadas e, acima de tudo, seguras.
Inteligência artificial nativa
Durante a apresentação desta terça, a Qualcomm compartilhou algumas novidades que, graças ao novo chipset, chegarão a partir das próximas semanas a alguns dispositivos Android e também ao longo de todo o ano de 2024.
Em uma parceria com a Meta desde julho, a fabricante demonstrou o potencial de um assistente virtual baseado em IA com suporte para texto e voz – inclusive, o assistente responde simulando a voz humana – e que pode ser embarcado de forma nativa nos aparelhos. Assim, é possível usar a ferramenta mesmo estando desconectado da internet.
O Snapdragon 8 Gen 3 traz o que a Qualcomm chama de “Sensing Hub” – uma central de inteligência artificial no dispositivo que combina todas as informações já presentes no aparelho para devolver respostas e indicações mais personalizadas e assertivas considerando o perfil de cada usuário.
Snapdragon sight
A inteligência artificial no dispositivo também foi pensada para trazer novos recursos de câmera e vídeo. Dentro desse cenário, os usuários terão a possibilidade de usar a IA para imaginar uma extensão de uma foto e recriar todo o entorno da imagem – como mostra a imagem abaixo, feita pela empresa para ilustrar o exemplo mencionado.
Nas capturas de vídeo, mais novidades: agora será possível apagar, de maneira rápida e simples, objetos ou pessoas indesejadas na cena – assim como já é possível fazer com fotos.
A função Night Vision, por sua vez, permitirá a gravação de vídeos em baixa condição de luz, sem perder qualidade. O recurso será especialmente interessante em situações de quase no escuridão, porque a IA embarcada no recurso possibilita a captura de detalhes importantes sobre o que se passa na frente das lentes.
Isso sem mencionar o efeito “Bokeh”, que é aquele que desfoca o fundo de uma imagem – agora também disponível em vídeos, com resolução de 1080p a 30 quadros por segundo.
Snapdragon elite gaming
Talvez não seja exagero dizer que todo celular com um Snapdragon 8 Gen 3 se tornará automaticamente um smartphone gamer. Mais do que números, a Qualcomm demonstrou o potencial do novo processador para jogos móveis, que agora poderão rodar em 8K a até 240 FPS.
A GPU Adreno do novo SoC é 25% mais rápida na comparação com a versão Gen 2 apresentada no ano passado, além de ser também 25% mais eficiente em termos de energia.
A tecnologia Adreno Frame Motion Engine 2.0, que pode ser comparada ao “upscaler” que aumenta a qualidade de imagens nas TVs, permitirá que jogos sejam otimizados para as plataformas móveis, aumentando o FPS deles.
Por último, mas não menos importante, se no ano passado o Snapdragon 8 Gen 2 introduziu a tecnologia Ray Tracing acelerada por hardware diretamente no dispositivo, este ano a Qualcomm anunciou a chegada do Unreal Engine 5 Lumen no processador.
Esta é, inclusive, a primeira vez que o avançado efeito de iluminação e reflexos chega a um smartphone.
_
*O jornalista foi acompanhar os lançamentos do Snapdragon Summit no Havaí a convite da Qualcomm.
Comentários