O progresso feito no desenvolvimento de robôs humanoides nos últimos anos tem chamado a atenção do mundo todo. Alguns deles chegam a impressionar por sua inteligência (né, Sophia?), enquanto outros já são capazes de praticar parkour. Mas o realismo observado na nova máquina da Engineered Arts é de cair o queixo.

Intitulado de Ameca, o produto é descrito pela empresa britânica como “o robô humanoide mais avançado do mundo” e foi revelado em um breve teaser nesta semana.

Naturalmente, o vídeo viralizou na internet e deixou muitos internautas assustados — e com razão —, especialmente pela riqueza de detalhes em suas expressões.

Ameca Teaser from Engineered Arts on Vimeo.

Ameca, o robô do futuro

Poucos segundos de vídeo já são suficientes para justificar todo o hype em torno do Ameca. A máquina surpreende com seus movimentos relativamente naturais que são acompanhados pelas suas expressões faciais. Ele pisca, arregala os “olhos”, sorri e até toma susto. Sério, é algo bem impressionante.

Ameca Gestures from Engineered Arts on Vimeo.

Embora ainda não haja uma pele para esconder todas as bugigangas robóticas em seu corpo, ao que parece, as mãos e a face do robô são compostas por uma espécie de borracha sintética, que não só torna os movimentos mais suaves e realistas, como também traz um aspecto mais próximo à epiderme humana.

Sobre suas configurações, ele foi criado com foco na conexão em nuvem e dispõe do poderoso sistema operacional Tritium, da própria Engineered Arts. Segundo a empresa, o hardware foi desenvolvido com base em uma longa pesquisa em robótica humanoide e construído na tecnologia Mesmer.

No entanto, vale lembrar que o robô não usa a “IA pura” (também conhecida como Inteligência Geral Artificial). Na verdade, o Ameca funciona mais como uma plataforma para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em inteligência artificial e machine learning. De forma curta e grossa: ele recebe, não produz.

Máquina será anunciada no ano que vem

Infelizmente, o Ameca ainda não consegue andar. Segundo a criadora, “caminhar é uma tarefa difícil para um robô” e, embora tenha feito pesquisas sobre isso, não criou um “humanoide ambulante completo”. A boa notícia é que o tema já está nos planos da empresa, mas somente para o futuro.

Antes disso, o Ameca será apresentado ao público no Consumer Electronics Show (CES), em janeiro de 2022. O evento é considerado a maior cerimônia de tecnologia do mundo e deve receber diversas outras novidades além do robô que sorri como um humano, pisca como um humano e assusta os humanos.

Fonte: Engineered Arts

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários