Em parceria com a Claro, Embratel e Ericsson, a Universidade de São Paulo (USP) começou a realizar testes da rede 5G na zona oeste da capital. O projeto tem como foco ajudar no desenvolvimento de aplicações relacionadas a cidades inteligentes e IoT (internet das coisas).

Como exemplo, as aplicações criadas através deste projeto podem ajudar na vigilância urbana e até mesmo no gerenciamento do fluxo de transporte. Não somente isso, o projeto da USP também é um meio para facilitar a interação entre especialistas da tecnologia 5G e alunos da universidade.

Cidades Inteligentes e Conectadas pelo 5G

Imagem: Unsplash

Marcelo Knörich Zuffo, professor da Escola Politécnica e coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP ainda destaca: “Várias unidades de ensino, incluindo centros de pesquisa, hospital universitário, reserva ecológica e museu, distribuem-se pelos quase 4 milhões de metros quadrados que compõem a Cidade Universitária, onde milhares de pessoas circulam diariamente. As possibilidades interdisciplinares de pesquisa, desenvolvimento e inovações em 5G integradas às comunidades vizinhas à USP e na cidade de São Paulo são enormes”.

O projeto que disponibiliza a rede 5G no campus da USP começou a funcionar no começo de fevereiro e utiliza a frequência de 3,5 GHz, que foi uma das faixas adquiridas pela Claro em leilão realizado em novembro do ano passado. A rede, vale notar, conta com uma licença científica cedida pela Anatel.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários