Ray tracing em GPUs da Nvidia pode ficar 20% mais rápido com nova tecnologia
Funcionalidade chamada Subwarp Interleaving ainda está em fase de pesquisa, mas pode aprimorar ray tracing em futuras GPUs da marcaBy - Marcelo Rodrigues, 27 janeiro 2022 às 10:16
A entrada do ray tracing nos games é um caminho sem volta. Não só o recurso é um dos pilares dos consoles next-gen de Sony e Microsoft, como também é o chamariz das GPUs da Nvidia há pelo menos 2 gerações. E é com isso em mente que a dona das GeForce trabalha em algo que pode melhorar o desempenho da tecnologia em até 20% no futuro breve.
Aprimorando o ray tracing
Os detalhes dessa notícia, que é mais do que bem-vinda para os gamers aficionados por imagens realistas e com iluminação de cair o queixo, vêm de uma pesquisa da própria Nvidia, publicada no último dia 13 de janeiro de 2022.
No paper, somos introduzidos a um aprimoramento de arquitetura chamado Subwarp Interleaving, que explora divergências entre os threads do hardware das GPUs para esconder alguns processos derivados do ray tracing e distribuí-los melhor entre os núcleos e unidades de processamento ativas.
Segundo o documento, essa nova forma de lidar com a carga massiva de informações necessárias para entender e renderizar cenas com elementos de ray tracing pode sim apontar para melhorias de desempenho na casa dos 20% em alguns títulos e situações, mas a média de ganhos deve ficar perto de 6,3%.
Infelizmente, como o Subwarp Interleaving exige algumas mudanças na arquitetura do próprio hardware da placa de vídeo, é quase certo que não veremos sua integração às GPUs baseadas nos chips Lovelace – que já tiveram seu projeto finalizado.
Na prática, isso significa que as melhorias de performance com a tecnologia de iluminação em tempo real só devem chegar uma geração após o lançamento das aguardadas RTX 40, possivelmente nos produtos de 2023 da Nvidia.
Via: TechRadar
Comentários