A Qualcomm comercializa aquele que afirma ser o primeiro produto para fabricantes com Wi-Fi 7. O padrão é uma excelente novidade para a velocidade de conexão e é muito aguardado pela indústria. O chipset Fast Connect 7800 é um produto que deve integrar equipamentos prontos para alta qualidade de conectividade de mídias.

Apresentado esta semana na Mobile World Congress 2022, em Barcelona, o produto é um chip de 14nm com os padrões Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.3. O chipset promete alta velocidade, baixa latência de conectividade de rede e melhoria de áudio de uma vez só. Entre as opções de espectro de conexão atuais, 5GHz, 6GHz e 2.4GhHz, o novo padrão Wi-Fi utiliza as duas primeiras, e o último fica com o Bluetooth e conexões mais lentas.

O Fast Connect 7800 utiliza tecnologia multi-link HBS (High Band Simultaneous) e com dois roteadores Wi-Fi pode permitir até quatro conexões de 6 GHz e 5 GHz. Em 6 GHz, o chipset usa canais de 320 MHz ou dois de 160 MHz para chegar a velocidades de 5,8 Gbps. Já em 5 GHz, pode chegar a 4,3 Gbps.

Outra tecnologia do produto, a DBS (Dual-Band Simultaneous) de 4 canais, faz com que o chipset tenha apenas 2 milissegundos de latência (demora na conexão), o que promete acabar com qualquer experiência de retardo no processamento, o temido lag.

Wi-Fi 7

Imagem: Shutterstock

Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.3 para maior qualidade de áudio

A qualidade de áudio é a maior promessa da novidade da Qualcomm. Com tecnologia Dual Bluetooth com áudio LE e som Snapdragon, o áudio sem fio chega a alta resolução de 24 bits ou 16 bits. Com dois pontos de conexão Bluetooth é possível ter ainda mais vantagens. Os dispositivos conectados podem funcionar duas vezes mais longe e parear (a conexão inicial) muito mais rápido com 50% do gasto de energia.

Além do Wi-Fi 7, o FastConnect 7800 suporta ainda Wi-Fi 6 e 6E. Apesar do Wi-Fi 7 estar presente em vários dispositivos apenas em 2024, a Qualcomm já abriu demonstrações para empresas interessadas em testar o chipset e promete enviar em julho e agosto de 2022.

A Mediatek também já havia anunciado que comercializará chip para o Wi-Fi 7 até o final de 2022. É possível que o novo chipset da Qualcomm passe a ter tecnologias incorporadas nos chips de smartphones da empresa, como o Snapdragon 8 Gen 2, de acordo com o DigitalTrends.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários