Prefeitura de SP lança o MobizapSP, o novo app de transporte de passageiros da capital
Disposto a rivalizar contra Uber e 99, MobizapSP promete remuneração mais justa a motoristas e segurança aos usuários de São PauloBy - Igor Shimabukuro, 10 março 2023 às 13:16
Uber, 99Táxi e afins que se preparem, pois vão ganhar um novo concorrente na cidade de São Paulo muito em breve. Trata-se do MobizapSP, a nova plataforma de transporte individual de passageiros lançada pela Prefeitura de São Paulo na última quinta-feira (9).
A idealização de um novo app municipal de corridas nasceu após a CPI dos Aplicativos na Câmara Municipal de São Paulo, que discutiu melhorias de condições trabalhistas para motoristas de aplicativos.
Mas além de trazer mais benefícios para os profissionais do setor, o MobizapSP tem outro objetivo claro: trazer mais concorrência para um mercado atualmente dominado por empresas privadas.
“Há necessidade de um órgão regulador da cidade para termos concorrência e não uma unanimidade na iniciativa privada. É um grande passo”, celebrou Ricardo Teixeira, secretário de Mobilidade e Trânsito da Prefeitura de São Paulo.
Os benefícios da MobizapSP
Um dos diferenciais destacados pela Prefeitura é que o MobizapSP vai cobrar uma taxa fixa aos motoristas de apenas 10,95% sobre o valor da corrida. Em outras palavras, isso significa mais remuneração aos profissionais, já que taxas de apps particulares variam entre 40% e 60%.
Por falar em motoristas, mesmo condutores que morem em outros municípios ou que tenham carros registrados fora da capital poderão se cadastrar no aplicativo. O único ponto é que, por ser um serviço municipal, todas as corridas vão partir de São Paulo — mas podem ter como destino outras cidades.
Felizmente, também haverá benefícios aos passageiros. A plataforma, por exemplo, não cobrará taxas de cancelamento, o que poderia resultar em desentendimentos entre motoristas e usuários. Além disso, o MobizapSP não prevê tarifas dinâmicas — oscilações de preço em virtude de horários de pico e de demanda.
O fator segurança é outro destaque apontado pela prefeitura. Haverá um botão de pânico no aplicativo e também é estudado operacionalizar a segurança com a ajuda da Polícia Militar. Mas ainda não há detalhes de suspensões ou banimentos de usuários se houver uma situação de perigo durante a corrida.
App já está disponível, mas sem corridas (por enquanto)
Gerido pelo Consórcio 3C, que venceu a licitação da prefeitura, o MobizapSP já está disponível no Google Play (Android) e App Store (iOS). Mas vale destacar o serviço ainda não está ativo e não há previsão de quando será possível realizar as viagens.
Segundo a gestão municipal, será preciso aguardar até que a plataforma cadastre de 10 mil a 12 mil motoristas. Quando isso acontecer, o serviço deve ser oficialmente ativado.
Resta torcer para que não leve muito tempo.
Via: Valor Econômico, Folha de São Paulo e Prefeitura de São Paulo
Comentários