A polêmica história da Microsoft e mais de 2.600 árvores no Texas
A Microsoft venceu um pedido para remover milhares de árvores na cidade de San Antonio para a construção de um enorme data centerBy - Cesar Schaeffer, 12 fevereiro 2022 às 14:12
Em um terreno de 33 acres no extremo oeste de San Antonio, no Texas, Estados Unidos, a Microsoft planeja construir um enorme data center. Para abrir caminho para a instalação no local selvagem, a empresa irá derrubar mais de 2.600 árvores. A gigante da tecnologia pagará US$ 1,47 milhão ao fundo de mitigação de árvores da cidade, como forma de compensar o impacto.
Para cortar tudo isso é preciso uma autorização da Portaria de Preservação de Árvores da cidade, que determina quantas árvores uma empresa pode remover de determinado local.
A aprovação veio após uma votação de 8 a 3 na Câmara Municipal de San Antonio no fim de janeiro reafirmou uma votação anterior de 6 a 1 que ocorreu em dezembro de 2021.
A Microsoft se comprometeu em plantar outras 833 árvores ao redor do data center depois que ele estiver pronto. Ainda assim, o número de substituição supera a orientação normal para derrubar árvores de um local. As autoridades exigem que 20% das árvores patrimoniais sejam mantidas no local. Os planos da Microsoft deixariam menos de 4,5% delas.
Ainda assim, isso não impediu críticas de políticos e moradores locais.
“Isso é bastante dramático para aquele pedaço de terra”, reclamou Clayton Perry, vereador do Distrito 10 de San Antonio.
“Novas árvores crescem e prosperam”, respondeu Bill Kaufman, advogado local que representa a Microsoft neste caso. Segundo ele, muitas árvores atualmente na propriedade “não são realmente saudáveis”.
Fonte: San Antonio Report
Comentários