Em um terreno de 33 acres no extremo oeste de San Antonio, no Texas, Estados Unidos, a Microsoft planeja construir um enorme data center. Para abrir caminho para a instalação no local selvagem, a empresa irá derrubar mais de 2.600 árvores. A gigante da tecnologia pagará US$ 1,47 milhão ao fundo de mitigação de árvores da cidade, como forma de compensar o impacto.

Microsoft conseguiu autorização para remover mais de 2.600 árvores de um lote distante em San Antonio

Microsoft conseguiu autorização para remover mais de 2.600 árvores de um lote distante em San Antonio para a criação de um data center – Imagem Nick Wagner / San Antonio Report

Para cortar tudo isso é preciso uma autorização da Portaria de Preservação de Árvores da cidade, que determina quantas árvores uma empresa pode remover de determinado local.

A aprovação veio após uma votação de 8 a 3 na Câmara Municipal de San Antonio no fim de janeiro reafirmou uma votação anterior de 6 a 1 que ocorreu em dezembro de 2021.

A Microsoft se comprometeu em plantar outras 833 árvores ao redor do data center depois que ele estiver pronto. Ainda assim, o número de substituição supera a orientação normal para derrubar árvores de um local. As autoridades exigem que 20% das árvores patrimoniais sejam mantidas no local. Os planos da Microsoft deixariam menos de 4,5% delas.

Microsoft

Imagem: Shutterstock

Ainda assim, isso não impediu críticas de políticos e moradores locais.

“Isso é bastante dramático para aquele pedaço de terra”, reclamou Clayton Perry, vereador do Distrito 10 de San Antonio.

“Novas árvores crescem e prosperam”, respondeu Bill Kaufman, advogado local que representa a Microsoft neste caso. Segundo ele, muitas árvores atualmente na propriedade “não são realmente saudáveis”.

Fonte: San Antonio Report

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários