O Pix tem conquistado o coração de brasileiros que costumam pagar contas online, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil, divulgada nesta terça-feira (3).

O meio de pagamento instantâneo do Banco Central (BC) foi indicado como preferência por 16% dos consumidores móveis nacionais, mas ele ainda não tirou a supremacia do cartão de crédito, que responde por 67% do favoritismo. Em terceiro lugar aparecem as carteiras digitais, respondendo por 9% da preferência, seguida pelo boleto (7%).

Logo do Pix exibido em smartphone e ao fundo o logo do Banco Central

O Pix é um projeto brasileiro encabeçado pelo Banco Central (BC) Imagem: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock

Um dos motivos para a ascensão do Pix tem a ver com a arrancada do uso de smartphones para compras, algo que que têm acontecido há alguns anos no País. A maioria dos respondentes (81%) afirma ter utilizado o dispositivo para realizar ao menos uma compra via app ou site móvel nos últimos 30 dias.

Além disso, 93% afirmam ter experimentado comprar pelo smartphone alguma vez na vida, sendo que 83% destes afirmou ter efetuado uma compra hoje mais do que o fazia a seis meses atrás. E 23% compram mais de uma vez por semana por meio de aplicativos.

Pix, aplicativos e m-commerce: um panorama das compras brasileiras

Além do uso de aplicativos proprietários, oferecidos pelas próprias marcas para compras, os apps de conversa como o WhatsApp também são bastante utilizados para a aquisição de itens.

O movimento é chamado de “comércio conversacional” e, além do app de mensagem da Meta, também são usadas outras plataformas como meio de venda, como o Instagram.

WhatsApp Web

WhatsApp ainda domina o mercado de compras de m-commerce – Imagem: Antonio Salaverry/shutterstock.com

Mais de metade (64%) dos brasileiros com smartphone afirmam já ter comprado algo via WhatsApp; 46%, pelo Instagram; e 31%, pelo Messenger. Não à toa o WhatsApp aparece no ranking dos apps de m-commerce mais populares do Brasil, apontado por 3% dos entrevistados como o app que mais usam para compras, logo atrás do Magazine Luiza.

Para esta edição da pesquisa Panorama Mobile Time foram entrevistados 2.033 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários