PIX Automático chega em 2024, anuncia Banco Central
Modalidade vai permitir definir que contas de serviço e até streamings possam ser debitados da conta via PIX sem a necessidade de autenticação constante do usuárioBy - Luiz Nogueira, 22 junho 2023 às 14:59
Nesta quinta-feira (21), o Banco Central anunciou o lançamento do PIX Automático. A novidade, que tem previsão para chegar em abril de 2024, vai permitir pagamentos recorrentes de forma automática.
Isso quer dizer que os usuários poderão programar o pagamento de contas de energia, de telefone, escolas, academias, serviços de streaming, seguros e assinaturas em geral.
Para isso, será necessário conceder uma autorização prévia – que pode ser revogada a qualquer momento. Os pagamentos então serão feitos sem a necessidade de autenticação a cada transação.
A autorização poderá ser feita diretamente pelo aplicativo do banco, por QR Code e até pela opção PIX Copia e Cola.
Segundo o Banco Central, a novidade será disponibilizada para serviços oferecidos para empresas de qualquer segmento e porte, permitindo que os usuários adotem o recurso sem dificuldade.
“A novidade irá ampliar o leque de alternativas disponíveis para que empresas de todos os tipos e segmentos recebam seus pagamentos recorrentes. Atualmente, o débito automático, por exemplo, depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos. Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população”, diz o Banco Central.
Vale citar que o PIX Automático será gratuito para quem paga. Enquanto isso, as empresas terão uma tarifa, que será cobrada na hora do recebimento. Além disso, será possível limitar o valor da parcela creditada da conta do usuário.
Cronograma do PIX Automático
Como citado pela Agência Brasil, o esperado é que, até setembro deste ano, as regras do serviço sejam delineadas.
A partir disso, entre outubro deste ano e fevereiro de 2024, o sistema deve ser desenvolvido, com testes tomando forma em março para um lançamento completo em abril.
Comentários