Paulo Alvim assume MCTI no lugar de Marcos Pontes
Novo ministro foi indicado por Pontes antes de deixar o cargo; ex-ministro se dedicará à campanha de deputado federal para as eleições de 2022By - Liliane Nakagawa, 1 abril 2022 às 18:57
Com a saída do ministro e astronauta Marcos Pontes, Paulo Alvim se tornou o novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) após mudança ser publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31), também data limite de desincompatibilização dos ministros candidatos à pasta.
Além de Pontes, que anunciou a saída para concorrer a deputado federal nas eleições deste ano, mais oito pessoas foram exoneradas do governo. Em Barcelona, durante o Mobile World Congress, o ex-ministro do MCTI afirmou que queria Paulo Alvim como nome indicado, insistindo na última semana contra a indicação de um político para o cargo.
“O Paulo Alvim tem todas as qualidades, mais de 40 anos de experiência no mercado de empreendedorismo. Ele conhece muito bem todos os projetos que a gente desenvolve no ministério”, disse Pontes ao defender a indicação de Alvim para o cargo em entrevista ao O Globo.
Em discurso de posse, o novo ministro disse que a transformação do país depende do avanço coeso, integrado e convergente em educação, ciência e tecnologia. “Não existe outro caminho”, pontuou.
O ex-secretário também apontou o diálogo do ministério com o setor empresarial e acadêmico na superação dos desafios dos últimos anos, assim como a maior integração da pasta com as instituições vinculadas, como CNPq, EMBRAPII e FINEP. “Nós precisamos trabalhar cada vez mais juntos. Ainda vamos transformar muita coisa em nosso ciclo”, disse.
Paulo César Rezende de Carvalho Alvim é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Tem 40 anos de experiência no setor público, no qual ocupou diversos cargos, a maioria com foco em ciência e tecnologia. O novo ministro da pasta também foi secretário adjunto no governo do DF e chefe do escritório do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), em Brasília. Desde 2019 ocupava o cargo de secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.
Junto ao ex-ministro astronauta, foram substituídos Damares Alves/Mulher, Família e Direitos Humanos; Gilson Machado/Turismo; Tarcísio de Freitas/Infraestrutura; Rogério Marinho/Desenvolvimento Regional; Onyz Lorenzoni/Trabalho; Tereza Cristina/Agricultura; Flávia Arruda/Secretaria de Governo; e João Roma/Cidadania.
Com informações de Convergência Digital e portal Gov.br
Comentários